Alunos da rede estadual vivenciam a biodiversidade amazônica no Parque do Utinga
Os estudantes puderam compreender melhor a relevância da conservação ambiental e a necessidade de proteger o bioma amazônico
Como parte das comemorações pelo Dia da Amazônia, o Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", em Belém, recebeu, nesta quinta-feira, 5, a visita de 40 alunos da Escola Estadual Nagib Coelho Matni, que fazem parte do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) da Usina da Paz Cabanagem, em Belém. A atividade foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e proporcionou aos estudantes uma experiência imersiva na natureza.
A programação iniciou com a exibição de vídeos sobre o Parque Estadual do Utinga e as demais Unidades de Conservação (UCs) estaduais, com ênfase na importância dessas áreas protegidas para a preservação da Amazônia e o papel do Ideflor-Bio na gestão desses territórios. Os alunos tiveram a oportunidade de compreender melhor a relevância da conservação ambiental e a necessidade de proteger o bioma amazônico.
Em seguida, os estudantes participaram de uma pedalada ecológica. Durante o trajeto, eles tiveram a oportunidade de observar a rica biodiversidade da área, incluindo a fauna e flora locais. Além disso, os alunos aprenderam sobre a importância dos lagos Bolonha e Água Preta, fundamentais para o abastecimento de água na Região Metropolitana de Belém.
No retorno da pedalada, o grupo passou pela imponente samaumeira “Pávula”, uma árvore símbolo da floresta amazônica e pelo totem digital “Ararajuba Tá On”, uma atração interativa que promove a educação ambiental de maneira lúdica e informativa. A experiência proporcionou aos estudantes uma conexão mais profunda com a natureza e uma compreensão prática da importância da conservação.
Estímulo - O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou o valor dessa iniciativa. “Oferecer a oportunidade para que os jovens conheçam de perto as riquezas naturais do nosso estado é essencial para formar uma geração comprometida com a preservação da Amazônia. A conscientização começa com experiências como essa”, frisou.
Conforme a técnica em Gestão Ambiental, Sineide Wu, a atividade foi um sucesso. “Os alunos saem daqui com uma nova percepção sobre a importância da conservação ambiental e o papel das UCs. Essa vivência prática reforça o conhecimento teórico e estimula o engajamento em prol da natureza”, enfatizou.
Ao final da visita, os estudantes foram presenteados com brindes, como lembrança desse dia especial de aprendizado e contato direto com o meio ambiente. A atividade encerrou-se com um sentimento de inspiração e compromisso entre os jovens para com a preservação da Amazônia.