Secretário adjunto de Saúde do Estado inspeciona obras de ampliação do Hospital Geral de Tailândia
O futuro Centro de Hemodiálise terá vinte e duas máquinas com capacidade para atender até 144 pacientes, em três turnos
Em agenda de trabalho nesta semana, no município de Tailândia, no nordeste paraense, o secretário adjunto de Saúde do Estado, Sipriano Ferraz, inspecionou as obras de ampliação do Hospital Geral de Tailândia (HGT), acompanhando o avanço dos trabalhos, que já chegaram a 80% de execução.
"[Estou] Mais uma vez aqui em Tailândia, cumprindo uma determinação do governador Helder e da vice-governadora Hana Ghassan. Estamos vendo se concretizar o Centro de Hemodiálise. Serão vinte e duas máquinas de hemodiálise, com capacidade para atender até 144 pacientes, em três turnos, o que, sem sombra de dúvidas, será um divisor de águas, diminuindo principalmente os Tratamentos Fora de Domicílio (TFD). Os pacientes, que sofrem tanto, três vezes na semana, tendo que sair de suas casas para ir aos municípios vizinhos, agora terão o serviço de hemodiálise ofertado aqui em Tailândia", disse Ferraz.
Construído com 100% de recursos estaduais, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a unidade garantirá atendimento a moradores de seis municípios da microrregião de Tomé-Açu no nordeste paraense: Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tomé-Açu e Tailândia, além de outros vizinhos.
Reconhecimento - Moradora de Tailândia há 38 anos, a usuária Maria Madalena destacou a importância da ampliação e frisou a relevância da construção de um equipamento público na área da saúde.
"Essa é uma construção que vai fazer nosso município avançar muito. Conheço várias pessoas que precisam sair de Tailândia para buscar tratamento em outros lugares, e é uma dificuldade grande. Minha irmã, por exemplo, tem que ir para Tucuruí para fazer hemodiálise. Com esse novo serviço aqui no HGT, isso vai transformar a vida de muita gente. Vai melhorar muito para todos nós que dependemos desse atendimento. É uma conquista que devemos valorizar", disse a usuária.
Com a ampliação, a unidade contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e adulto, além de um Centro de Hemodiálise equipado com 20 cadeiras. A obra já gera 60 empregos diretos e 40 indiretos, ampliando as oportunidades de trabalho e fortalecendo o desenvolvimento econômico da região. Ainda segundo o secretário executivo, as obras estão em andamento e devem ser inauguradas em breve.
"Muito em breve, ao lado do governador Helder e da vice-governadora Hana, estaremos anunciando a data de inauguração deste serviço, que será já em um curto prazo. E também, da segunda etapa, ainda este ano, onde inauguraremos mais 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal", declarou Sipriano Ferraz.
“A entrega das obras de ampliação do HGT será mais um passo importante na regionalização e ampliação do acesso à saúde especializada à população paraense, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o cuidado integral e humanizado na rede pública de saúde”, afirmou o diretor executivo do HGT, Cristian Tassi.
O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.