Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Sespa aborda em palestra problemas no trânsito e mobilidade urbana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/11/2015 20h45

O Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trânsito será comemorado neste domingo (15). Em alusão à data, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou nesta sexta-feira (13) de um ciclo de palestras sobre mobilidade urbana, violência no trânsito e transporte na Universidade da Amazônia (Unama). A primeira etapa de palestras ocorreu no último dia 11. Estiveram presentes cerca de 400 alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As palestras foram apresentadas por representantes da Sespa, Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran). “A ideia é levar a iniciativas às universidades, pois queremos que os estudantes sejam os multiplicadores dessas informações. A responsabilidade é de todos, dos motoristas aos pedestres”, disse o médico e assessor especial da Sespa, Hélio Franco. O tema usado na campanha é “É tempo de lembrar – Diga não aos crimes de trânsito”.

Desde o dia 9, ocorrem diversas ações relacionadas à educação no trânsito. Em 2014 morreram mais de 40 mil pessoas no Brasil vítimas das imprudências no trânsito. Só no Pará foram cerca de 1,6 mil mortes. “Falamos neste seminário sobre a mobilidade urbana, saúde e segurança no trânsito e as políticas públicas para que o aluno adquira este conhecimento e incorpore isso ao seu dia a dia. A frota de Belém está crescendo cada vez mais e essa discussão abordou de que forma podemos contribuir para a melhoria no trânsito”, disse o agente de Educação no Trânsito Luiz Dias.

A ação ocorre em função dos dados alarmantes de mortes por violência viária, que motivaram a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, a estabelecer o terceiro domingo de novembro como a data mundial a ser celebrada. “Em 2014, 5% de todas as mortes no Estado estavam relacionadas ao trânsito. Outro problema grave é o quantitativo enorme de vítimas que sobrevivem aos acidentes e ficam sequeladas para o resto da vida. Isso gera grande custo financeiro no ponto de vista da saúde, assim como um impacto social”, explicou Hélio Franco.

A próxima ação da campanha será uma caminhada, domingo (15), às 8h30, que sairá da escadinha da Estação das Docas até o Theatro da Paz. Será celebrado culto ecumênico às famílias de pessoas vitimadas no trânsito. No local haverá barracas com distribuição de panfletos educacionais, apresentação de vídeos e outras atividades na Praça da República. O objetivo é proporcionar um momento de lembrança às vítimas de trânsito, prestar solidariedade às famílias e homenagear todos aqueles que trabalham na prevenção, no atendimento e no socorro às vítimas.

A iniciativa da campanha estadual é da Sespa, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Detran, Semob, Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto), Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Unama e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).