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Programa Futuras Cientistas recebe inscrições de estudantes e professoras até sexta-feira (30)

A iniciativa do governo federal incentiva a participação de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Por Marília Jardim (UEPA)
28/08/2024 13h35

Dois projetos de professoras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram aprovados em chamada do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O Programa é uma iniciativa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como objetivo promover a participação de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Básico têm até a próxima sexta-feira (30) para se inscrever nas imersões científicas do Programa. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line.O programa federal abre espaço para as mulheres no campo da ciência e tecnologia

Alunas e professoras de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, e Parauapebas, município do sudeste paraense, poderão concorrer para participar de um dos projetos apresentados pela Uepa, nos campi XIX e XXIII. Em Salvaterra, a professora Jéssica Herzog Viana é a responsável pelo Projeto "O mundo é dos insetos: da megadiversidade à proteína sustentável", enquanto o Projeto "Vida em miniatura: Descobrindo a biodiversidade microscópica" será realizado no campus da Uepa em Parauapebas, sob a coordenação da professora Pryscilla Denise Almeida da Silva.

Quebrando barreiras - O "Futuras Cientistas" integra um conjunto de ações do governo brasileiro para ampliar a participação das mulheres no campo da ciência. Segundo a professora Jéssica Viana, “isso é crucial no contexto brasileiro, onde as mulheres já representam a maioria entre os ingressantes no Ensino Superior, mas ainda enfrentam barreiras significativas na produção científica em muitas áreas acadêmicas. Embora elas estejam bem representadas na graduação, a participação como líderes em publicações científicas é desproporcionalmente baixa”.

Para a professora, além de buscar equidade de gênero, essas iniciativas “asseguram que as perspectivas femininas sejam refletidas na ciência, gerando impacto tanto acadêmico quanto social”.

Realidades específicas - Outro aspecto da execução dessas propostas nas regiões Norte e Nordeste do País é a descentralização dos projetos científicos e de extensão. Na avaliação das professoras participantes da chamada, os editais contribuem para a redução das desigualdades regionais, promovem desenvolvimento local e criam oportunidades para que as populações fora do eixo Sul-Sudeste também se envolvam ativamente na produção de conhecimento, a partir de suas necessidades e realidades específicas. 

“É de grande importância despertar o interesse pela ciência, desenvolver habilidades críticas e ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais de meninas e mulheres”, reiterou Jéssica Viana.

As atividades dos projetos serão desenvolvidas em janeiro de 2025. Também haverá auxílio de R$ 600,00 para cada uma das 470 participantes selecionadas.

Mais informações estão disponíveis em https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas