Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Fapespa lança plataforma com dados fiscais de todo o Pará

O Dashboard permite acesso aos dados de registros fiscais de cada município

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
27/08/2024 18h06

Para disponibilizar informações sobre os registros fiscais do Pará e seus respectivos municípios, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), lançou uma nova plataforma denominada Dashboard, com os dados fiscais de todos os municípios paraenses.

O objetivo da iniciativa é auxiliar agentes públicos, setores privados e pesquisadores a compreender melhor o cenário econômico do Estado e ter melhor entendimento da complexidade econômica local, baseada na diversidade e sofisticação dos produtos produzidos e exportados. 

Conforme a diretora de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (DETGI) da Fapespa, Atyliana Dias, responsável pela elaboração da plataforma, "o Dashboard é uma tecnologia em formato de painel gráfico visual interativo, que facilita o acesso às informações sobre os fluxos de mercadorias em suas perspectivas origem e destino".

"A nova plataforma é uma tecnologia que promove ainda mais transparência dos dados públicos, possibilitando uma visão abrangente da estrutura comercial dos municípios paraenses e permitindo a utilização dessas informações para o desenvolvimento de diversos estudos e análises que venham a contribuir com o governo do estado do Pará na formulação de políticas públicas", explica Atyliana Dias, diretora da Diretoria de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (DETGI) da Fapespa.

Nesta primeira versão do Dashboard, os dados de saídas de mercadorias são organizados de forma intuitiva, facilitando sua visualização e análise. Os dados estão classificados por atividade econômica (CNAE), e pelo código fiscal de operação (CFOP), dividindo-se entre operações (dentro do estado, para demais estados e para o exterior), e observando a origem (emissor) e destino do produto.  

A base de dados para a elaboração da plataforma foi disponibilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) do Pará, por meio de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre Fapespa e Sefa. Diante disso, será possível fazer a atualização dos dados e a construção de novas versões do Dashboard. Nesta primeira versão foram trabalhados os registros fiscais dos anos de 2017 e 2018.

Confiabilidade - Os dados agregados de registros fiscais e outros documentos da Sefa, preservados os sigilos dos contribuintes, possibilitam a produção de informações estimadas sobre a estrutura de abastecimento e vendas de mercadorias dos municípios paraenses.

A diretora avalia que ao se organizarem, interpretarem e disponibilizarem dados, informações e diagnósticos do estado do Pará, aumenta-se a possibilidade de acertos nas tomadas de decisões rumo às metas estabelecidas na gestão administrativa, em qualquer esfera de governo. Dessa forma, disponibilizar informações municipalizadas permite aos governos disporem de instrumentos adequados para uma gestão descentralizada.

O Governo do Pará, por meio da Fapespa, vem aprimorando cada vez mais a transparência, o acesso a informação pelo cidadão. Com isso, o cidadão exerce um controle social maior e os gestores tem a possibilidade de acompanha em tempo real a sua tomada de decisão e a repercussão dessas tomadas de decisões na vida da comunidade como no caso das contas públicas. Isso é muito importante e o governo do Pará cumpre o seu papel de incentivar estudos, pesquisas, diagnóstico que facilitem a gestão e o controle social por parte da nossa população”, avalia o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

O Dashboard está estruturado para consulta aos dados em cinco tópicos, que são: 

1. Gráficos – mostram os fluxos de mercadorias nas perspectivas de origem e destino das mercadorias;
2. Mapas – permitem visualizar o trânsito de mercadorias entre os estados e municípios, considerando origem e destino;
3. Rotas – por meio do gráfico Sankey, que apresenta os fluxos de dados entre diferentes categorias ou grupos, é possível observar as rotas dos produtos que têm origem nos municípios paraenses;
4. Crescimento – disponibiliza a taxa de crescimento do montante de emissões entre os anos; 
5. Complexidade – considerando os produtos que têm origem no Estado, evidencia a capacidade produtiva dos municípios.

Para acessar o novo Dashboard de dados fiscais do Pará clique aqui.