Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Reeducação Psicomotora da Seduc completa 20 anos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/11/2015 15h30

Professores, técnicos e pais e estudantes assistidos pelo Programa de Reeducação Psicomotora (PRP) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc PA) comemoraram neste sábado (14) o transcurso de 20 anos do programa com abertura de uma Semana de Conscientização, a ser desenvolvida nos polos de atuação da PRP. O aniversário do programa foi marcado por um trabalho de orientação de estudantes e pais, na sede do SEST/Senat, no Distrito de Icoaraci, acerca da necessidade de uma alimentação a saudável no dia a dia da criançada e dos adultos também.

Essas orientações e a troca experiências ocorreram durante a 1ª Feira Gastronômica do PRP, como resposta ao alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a incidência da obesidade no mundo. “E o Governo do Estado, sensibilizado com essa situação, desenvolve ações, por meio da Coordenadoria de Educação Especial (Coees) e Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc, a fim de que os nossos alunos passem a ter hábitos alimentares saudáveis associados à prática regular de atividades físicas”, destacou a coordenadora do PRP, Katjane Nascimento”. 

Em ação

Medidas contra a obesidade fazem parte do subprograma Obeso, que integra o PRP. Além desse, funcionam os subprogramas Deficiente, Natação Corretiva, Ginástica Corretiva, Asmático, Fisioterapêutico e Gestante. O PRP conta com seis núcleos para atendimento de 3 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, no contraturno das atividades pedagógicas.

Os núcleos de atendimento são: Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, na travessa Dom Romualdo de Seixas; Universidade Estadual do Pará, na avenida João Paulo II; Centro de Referência em Reeducação Psicomotora, na avenida José Bonifácio; Escola Estadual Palmira Gabriel, na rodovia Augusto Montenegro; Aerodança, rua 15 de Agosto, em Icoaraci, e SEST/Senat, na rodovia Augusto Montenegro, em Icoaraci.

“Nós trabalhamos a inclusão social, e o PRP especificamente a reeducação psicomotora. Nesse processo, a participação da família é determinante, porque a ação da família complementa e incentiva o momento de aula do aluno no programa, em três vezes por semana”, observou Katjane.

Na programação no SEST/Senat, a estudante Ana Sara Freitas, 16 anos, da Escola Estadual Avertano Rocha, de Icoaraci, é atendida no PRP na ginástica corretiva contra problemas de coluna. Sara participou de apresentou trabalho sobre a pirâmide alimentar que serve de banco de dados sobre o consumo nutricional dos alimentos. Os estudantes também expuseram sobre a roda alimentar, ou seja, a substituição de grupos de alimentos por outros conjuntos de gêneros alimentícios na alimentação diária.

A criançada tomou parte em uma mostra de produtos alimentares confeccionados a partir do reaproveitamento de alimentos que seriam descartados e também como resultado de pesquisas. Houve, então degustação de brigadeiro de macaxeira, sorvete de banana, mousse de melancia, bolo de legumes e sanduíche natural, sob a coordenação da professora e nutricionista Maria Bezerra. “Meu filho faz natação e recebe orientações sobre a obesidade no programa, e isso é muito bom para ele e para todos nós, da família”, afirmou o vigilante Jorge Figueiredo, pai do aluno Júlio César, 8 anos, atendido pelo PRP Aerodança há dois anos.

“O comodismo se mostra como o grande obstáculo para se ter uma alimentação saudável, porque muita gente prefere beber um refrigerante ao invés de um suco natural, para não ter que fazer o suco; prefere comer um salgadinho industrializado a comer uma fruta. É preciso mudar esse pensamento e checar se a alimentação contribui ou não para ser uma pessoa com saúde”, alertou Maria Bezerra.