Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia promove capacitação em reanimação cardiopulmonar

Segundo dados do Ministério da Saúde, doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% dos óbitos no Brasil. Os profissionais devem estar aptos a oferecer atendimento eficiente e rápido, para evitar mortes.

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
26/08/2024 17h11

Durante o mês de agosto, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, promoveu treinamento teórico e prático para profissionais sobre a conduta correta da Reanimação Cardiopulmonar (RCP), para garantir, cada vez mais, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), no Brasil as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% dos óbitos, totalizando 300 mil mortes anuais. Desses óbitos, 200 mil resultam de parada cardíaca, condição que requer atendimento rápido para aumentar as chances de sobrevivência.Os profissionais aplicam em manequins as manobras de RCP, a fim de manter o cérebro e os neurônios vivos durante uma parada cardiorrespiratória.

A capacitação, que incluiu atualizações sobre protocolos, foi realizado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), tendo como facilitador o médico integrante do corpo clínico Jefferson Coelho. Ele abordou as diretrizes e técnicas necessárias para que os participantes estivessem aptos a reconhecer e agir rapidamente em casos de parada cardiorrespiratória (PCR).

O médico explicou que o principal motivo do treinamento contínuo é o protocolo internacional que os profissionais devem seguir. “É essencial que as ações sejam realizadas de forma sincronizada. Quanto mais treinamos, mais conseguimos capacitar a equipe, para que cada membro desempenhe suas funções corretamente. Assim, evitamos a perda de tempo e conseguimos definir rapidamente as responsabilidades de cada integrante, o que deve ser feito, quais medicações devem ser administradas e o tempo necessário para cada ciclo. Isso aumenta a efetividade da RCP e, consequentemente, a taxa de sobrevida dos pacientes”, informou o médico.

Manobras - O tratamento, acrescentou Jefferson Coelho, incluiu o uso de manequins para a prática das manobras de RCP. Essa técnica, essencial para restabelecer artificialmente a circulação e as trocas gasosas nos pulmões, mantém o cérebro e os neurônios vivos durante uma parada cardiorrespiratória.

As ações de capacitação no HGT são desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), que promove durante o ano treinamentos para os mais de 300 profissionais que atuam na unidade hospitalar.

Para o diretor Técnico do HGT, Marcello Ferreira, o objetivo da gestão é assegurar que os profissionais estejam capacitados, não apenas para responder de forma eficaz às emergências, mas também para promover uma cultura de segurança e qualidade em todas as práticas assistenciais. “A UCI é um setor essencial para o atendimento de pacientes que necessitam de cuidados contínuos e monitoramento intensivo, e nossa atuação, dentro das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), precisa refletir o mais alto padrão de cuidado", ressaltou.

Reconhecido como referência em atendimentos de baixa e média complexidade, o HGT realizou mais de 7 mil internações nas unidades de Clínica Médica, Pediátrica, Cirúrgica e Obstétrica entre janeiro de 2023 e junho deste ano, alcançando a média de 90% de satisfação entre os pacientes atendidos. Dentre essas internações, 392 foram realizadas na UCI.

Aprovação - Entre os usuários atendidos pela equipe multiprofissional do HGT está Sandra Maria, 46 anos, internada na Clínica Médica. “Fui atendida com muita eficácia e rapidez por toda a equipe. Saber que os profissionais estão sempre se capacitando nos dá mais tranquilidade. O trabalho deles é muito importante, e sou muito grata por todo o cuidado que estou recebendo no Hospital”, disse Sandra.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.