Feira de Exposição da FITA 2024 convida para conhecer belezas amazônicas e brasileiras
Público pode visitar mais de 60 estandes e saber mais sobre destinos turísticos
Maria Orlandina decidiu fazer uma pintura corporal"Meu avô gostava de fazer esse desenho em palha. E para ele, significava força, algo muito importante. Por isso quis fazer. Resgatei a memória dele nesse minuto". Visitando o estande do município de Belterra, durante a 12ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), a estudante do curso de hospedagem Maria Orlandina Parintins, 59 anos, aproveitou para fazer um grafismo indígena no braço, resgatando a memória afetiva do avô.
O evento promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ocorre pela primeira vez no município de Santarém, no oeste paraense, entre os dias 23 e 25 de agosto. O palco da feira é o Centro de Convenções Sebastião Tapajós.
São ao todo 64 expositores de toda a Amazônia, apresentando destinos turísticos e comercializando produtos típicos, como alimentos e artesanato.
"O que a gente quer com essa feira é exatamente mostrar todas essas belezas, encantos e pessoas que têm aqui. Santarém foi escolhida para ser a sede por ser um destino consolidado no turismo. E a gente vem só reafirmar tudo isso", destacou o secretário de Turismo do Pará, Lucas Vieira.
O município de Belterra, também na região oeste do Pará, participa todos os anos do evento. "Trouxemos as biojoias, artesanato, óleos, sabonetes, além de apresentar nossas praias, belezas naturais e locais de hospedagem para os turistas. Nós temos também a pintura corporal, utilizando a seiva do jenipapo com o carvão vegetal, que dura entre 10 e 12 dias. As pessoas que vêm de fora, quando visitam nosso estande, ficam encantadas. E tem muita gente de Santarém que também ainda não conhece todo o potencial turístico de Belterra. Então para nós, é muito importante participar novamente da feira", ressaltou o expositor Leandro Silva.
Juliana ficou encantada com as belezas de BragançaO município de Bragança, no nordeste paraense, também é um dos destinos que está em exposição na Feira. "Estamos mostrando um pouquinho do que Bragança tem de melhor. Nossas praias de água salgada, nossos rios, igarapés, balneários. E, claro, de aspectos mais famosos da cidade, como a Marujada de São Benedito, que é uma manifestação religiosa e cultural muito importante; além da nossa farinha, que eu digo que é a melhor do mundo. As pessoas estão conhecendo nosso município e ficando encantados com tudo que estamos apresentando", afirmou Ana Paula Rebelo, diretora de turismo de Bragança.
E a farinha de Bragança chamou a atenção da Fabiana Sillva, que é moradora da região do Lago Grande, em Santarém. A estudante quis conhecer um pouco mais sobre o município e o produto que não falta na mesa do paraense. "A cultura deles de cultivo da mandioca é parecido com a da minha comunidade, mas difere em algumas coisas. Eu achei muito interessante e já tinha muita vontade de conhecer Bragança. Agora, quero ir lá com certeza".
Estado convidado - Além dos expositores da Amazônia, a FITA 2024 também conta com um estande do estado da Paraíba, que foi convidado a participar do evento, apresentando todas as belezas da cidade do nordeste brasileiro.
"Percebemos que os dois estados, Paraíba e Pará conversam muito no turismo, são muito ricos na gastronomia, cultura e artesanato. Estamos apresentando nossas belezas naturais, destinos turísticos e opções de lazer aos visitantes. Ficamos muito felizes de poder fazer parte desse evento", destacou o expositor Allan Sales.
Programação - Neste sábado, 24, a programação da FITA começou às 12h, com oficinas gastronômicas, mesas-redondas, palestras-show e outros eventos, além da exposição nos estandes. À noite, serão realizados shows culturais no Centro de Convenções e na orla de Santarém.
O último dia de evento, o domingo, 25, será destinado às vivências em Santarém e região para os participantes da FITA.
Serviço: A 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) ocorre de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém. A entrada é gratuita. Para conferir a programação completa e se inscrever para entrada e participação nas palestras, acesse o site.