Cosanpa instala redes de abastecimento de água para Usinas da Paz em Bragança e Marabá
Mais de 2 mil metros de tubos foram instalados para levar água às futuras usinas, que já estão com mais de 60% das obras executadas
Com mais de 60% das obras executadas, as Usinas da Paz de Marabá e Bragança serão duas novas unidades do complexo multifuncional de serviços do Governo do Estado, com abastecimento de água feito pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
As obras para implantação dos tubos e equipamentos necessários para garantir o abastecimento de águas nas unidades foram iniciadas em julho e, atualmente, estão na fase final, com testes de pressão, vazão e recuperação das vias onde os tubos foram instalados.
Para atender as demandas futuras das duas Usinas da Paz, equipes da Cosanpa instalaram mais de 2 mil metros de tubos nas ruas de Bragança e Marabá. “A atuação de nossas equipes neste momento foi fundamental para que as Usinas estejam interligadas na rede de água antes que a população esteja utilizando as estruturas, para que todos os testes necessários tenham sido realizados”, explica Hélio Brazão, diretor de Expansão e Tecnologia da Cosanpa.
Além das Usinas de Marabá e Bragança, outros 27 complexos estão em construção pelo Estado, nos municípios de Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Altamira, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci (Belém) e São Félix do Xingu.
Das Usinas da Paz com obras em andamento, mais da metade estão em municípios atendidos pela Cosanpa e também receberão serviços de interligação na rede de água. Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior reforça o compromisso da Companhia com o atendimento dos projetos do Governo do Estado.
“Hoje, a água distribuída pela Cosanpa é uma realidade nas Usinas da Paz da Terra firme, Jurunas, Guamá, Cabanagem, Icuí e Benguí. Das nove já entregues pelo Governo do Estado, estamos em seis, o que mostra nosso compromisso com este projeto e a expansão dele para outros municípios. Estamos prontos para contribuir com nossa experiência e garantir o abastecimento de água nos complexos”, afirma José Fernando.
Texto: Marcelo Leite / Ascom Cosanpa