Centro Integrado de Reabilitação oferece 'Aulão de Teatro' antes das terapias
A programação celebrou o Dia do Artista de Teatro - 19 de Agosto, profissional cuja linguagem artística estimula conhecimento e criatividade
Para celebrar o Dia do Artista de Teatro - 19 de Agosto, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu nesta segunda-feira um “Aulão de Teatro” em meio ao serviço em saúde disponível para usuários. A programação foi conduzida pela professora de Teatro Paula Barros, que integra o setor de Arte e Cultura da instituição, o qual oferece quatro linguagens artísticas: Música, Artes Visuais, Dança e Teatro.
A linguagem teatral desperta a consciência do individual e coletivoOs usuários participaram de uma construção pedagógica partindo da contação de histórias sobre o questionamento: “o que é o Teatro?”. O material foi produzido pela professora para apresentar essa linguagem às crianças.
“É importante frisar que o fazer artístico está implicado nas relações humanas, e de como elas se estabelecem. Logo, por meio da cena, o Teatro estimula conhecimento e criatividade, desenvolve senso crítico, responsabilidade, garante uma consciência do individual e coletivo”, ressaltou Paula Barros.
Carlos Feitosa, 12 anos, participou das atividades e garantiu que a espera pela terapia foi mais "leve" com a atividade. “Adorei ter participado. Conheci e aprendi que o Teatro é mais que uma simples encenação. É saber usar o corpo e ter criatividade. Nos ajuda na comunicação e nos deixa menos tímido em público. Foi fantástico produzir os bonecos e criar uma historinha. Nem senti passar a hora para iniciar a minha terapia”, disse o adolescente.
Data – O Dia do Artista de Teatro é um reconhecimento à profissão artística e a todos que contribuem para o espetáculo, como técnicos, produtores, cenógrafos e iluminadores.
A data foi instituída pela Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e técnicos em espetáculos e diversões. A lei entrou em vigor em 19 de agosto do mesmo ano.
“O Teatro garante experiência ao espectador, mesmo que ele nunca vivencie o enredo da cena, mas propõem uma forma de ver, sentir e emergir sentimentos. O artista de Teatro é o responsável por dar a vida aos personagens e garantir a experiência ao espectador”, complementou Paula Barros.
Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.