'Caravana do Asfalto' em 2024 chega a Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista, no Marajó
O investimento vai garantir serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização
A "Caravana do Asfalto" em 2024 chegou aos municípios de Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista. Nesta quarta-feira, 14, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, assinou duas Ordens de Serviço que garantem novas obras de pavimentação asfáltica às localidades. Desde 2019, o Governo do Estado já investiu em mais de 120 quilômetros de asfaltamento na Região de Integração Marajó.
"Estamos aqui em uma missão muito importante, que é trazer, mais uma vez, a 'Caravana do Asfalto' para Ponta de Pedras. São R$ 7 milhões de investimento chegando ao município. São ruas asfaltadas que melhoram a qualidade de vida da população. Nós fazemos questão de andar nas ruas que serão asfaltadas, por isso cumprimento todos os moradores da Paralela 24 de outubro. É diferente quando a gente vem na rua, olha no olho da população, conversa com os moradores. Pude conversar com uma senhora que espera há 70 anos para ter uma rua asfaltada. Por isso, é um dia de muito alegria para todos nós", disse a vice-governadora Hana Ghassan.
As obras de asfaltamento serão executadas dentro do Programa "Asfalto Por Todo o Pará", que integra as ações de urbanização do Estado. O investimento vai garantir serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização, gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Em Ponta de Pedras, quem comemorou a assinatura da Ordem de Serviço para mais asfalto no município foi a servente Ezemil Pinheiro, que mora há 20 anos em uma rua sem pavimentação. "Agora a esperança reviveu. É muita poeira, a gente adoece, tem gripe. É importante para a população, pois quando chove fica muito ruim para trafegar. Agradeço ao Governo do Estado, à Hana Ghassan por esse empenho, essa força que estão dando para o nosso município", contou a moradora.
"Têm esses buracos, essas crateras. Quando chove, fica alagado. Vem cobra, fica água parada. Agora, com o asfalto, é algo positivo. Quando as coisas vêm para a nossa cidade, temos que ficar otimistas. A gente precisa da rua asfaltada, fiquei feliz", falou a pescadora Maria Regina, moradora de São Sebastião da Boa Vista.
Para a professora Silvia Gomes, que listou os problemas da ausência do asfalto, a novidade vai mudar o dia a dia dos moradores, principalmente para ela que trafega de moto pelas ruas da cidade. "Para a gente que mora aqui, é complicado. Tem que passar por cima da calçada, tirar o direito do pedestre ou ficar nessa lama. Tudo que vem para contribuir, melhorar a vida do povo, é sempre bem-vindo. A gente agradece essa preocupação, esse olhar. Com essa vinda, essa atenção do Governo do Estado para a Ilha do Marajó, a gente fica muito grato", falou.
Esta é a quarta etapa do "Asfalto Por Todo o Pará", que só em 2024 já levou 245 quilômetros de pavimentação para 51 municípios paraenses, beneficiando as regiões de Integração Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Araguaia, Guamá, Marajó, Guajará e Carajás.
“Hoje estamos aqui com a nossa vice-governadora, Hana Ghassan, trazendo esses asfalto. Temos quatro obras em andamento, microssistema de abastecimento de água, a reforma e ampliação da Praça Magalhães Barata, construção de ponte de concreto e passarela. Agora, chegando mais asfalto", pontuou a diretora de obras de pavimentação da Seop, Cristina Guedes.