HGT celebra o dia da gestante com compromisso com a humanização e o cuidado integral
Referência em atendimento de Maternidade na região nordeste paraense, o HGT oferece suporte assistencial para garantir um atendimento de qualidade durante o parto e pós-parto
Em comemoração ao Dia da Gestante, celebrado nesta quarta-feira, 14, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) destaca os serviços especializados e as iniciativas voltadas para o cuidado das futuras mães. Referência em atendimento de Maternidade na região nordeste paraense, o HGT oferece suporte assistencial para garantir um atendimento de qualidade durante o parto e pós-parto.
A unidade hospitalar conta com uma infraestrutura preparada para atender as diferentes necessidades das gestantes. A maternidade dispõe de uma sala de pré-parto, onde as gestantes são monitoradas e acompanhadas até o momento do nascimento. O hospital também possui uma sala dedicada para partos normais, equipada com os recursos necessários para proporcionar segurança e conforto durante o trabalho de parto. Além disso, o HGT conta com uma sala cirúrgica para a realização de partos cesáreos, garantindo que as intervenções cirúrgicas sejam realizadas de forma eficiente e segura.
Diante da estrutura oferecida, Milton Peixoto, gerente Assistencial do HGT, “a diversidade de ambientes permite que a equipe médica escolha o local mais adequado para cada caso, assegurando que a gestante e o bebê recebam o melhor cuidado possível, além disso, o hospital oferece uma Clínica Obstétrica, onde as gestantes recebem acompanhamento contínuo durante o parto e o pós-parto”.
Uma equipe multidisciplinar é formada por médicos obstetras, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, pediatras e outros profissionais que trabalham em conjunto para monitorar a saúde da mãe e do bebê, além de fornecer orientações fundamentais para um parto seguro e humanizado. "Nosso objetivo é garantir que cada gestante tenha um acompanhamento completo, com todas as informações e cuidados necessários", concluiu Peixoto.
No Pronto Atendimento (P.A), o HGT implementou a classificação de risco rosa, um protocolo que prioriza o atendimento de gestantes em emergências. Quando uma gestante chega ao P.A, ela é rapidamente avaliada e, se necessário, classificada com a cor rosa. O fluxo assegura que as gestantes sejam atendidas em até 30 minutos, conforme a gravidade de sua condição.
De janeiro a junho deste ano, o HGT realizou 1.423 consultas ambulatoriais na especialidade de Obstetrícia e Ginecologia. Esses atendimentos são fundamentais para garantir o acompanhamento adequado das gestantes e a prevenção de complicações durante a gestação.
Jucicleia Guedes, 23 anos, no último dia 13, teve parto cesáreo da pequena Yasmim Sophia, que nasceu às 11h35, pesando 3680g. Esta foi a segunda gestação da usuária, que chegou oito anos após o nascimento do seu primeiro filho. Durante a gravidez, ela foi diagnosticada com diabetes gestacional, o que a fez intensificar os cuidados com a saúde, realizando acompanhamento pré-natal semanal no posto de saúde.
"No final da gravidez, descobri que estava com diabetes, então fiquei com receio, mas logo comecei o tratamento e passei a fazer o acompanhamento de pré-natal. Quando dei entrada para o parto, foi tudo tranquilo. Foi ótimo, tanto a cirurgia quanto o atendimento dos profissionais, todos foram super atenciosos", concluiu a dona de casa, que mora na Vila Macarrão, em Tailândia.
Maternidade Humanizada
No HGT, o projeto "Laços de Amor" foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) para acolher as mães que realizam o parto na unidade hospitalar. O projeto inclui encontros em que as gestantes visitam o hospital, recebem orientações da equipe multidisciplinar, participam de um café e ganham brindes.
Dentro deste projeto há a ação "Hospitur", no qual as gestantes têm a oportunidade de conhecer as instalações do HGT, incluindo as salas de parto, processos internos durante a internação, além de interagir com a equipe multidisciplinar, que oferece orientações e esclarecimentos sobre o processo de parto.
"Por meio do Laços de Amor, buscamos proporcionar às nossas gestantes um ambiente acolhedor e seguro, onde elas possam se sentir tranquilas e bem-informadas sobre cada etapa do parto. Nosso objetivo é fortalecer a conexão entre as futuras mamães e a equipe do nosso hospital, garantindo que elas se sintam apoiadas e preparadas para esse momento tão especial em suas vidas," explica Patricia Manfredi, coordenadora do GTH do HGT.
Referência ao cuidado materno-infantil, somente no primeiro semestre deste ano, o HGT realizou mais de 658 partos, entre cesáreos e normais. A unidade hospitalar oferece atendimento contínuo, com pediatras 24 horas e ginecologistas obstétricos, o que garante um atendimento especializado e de qualidade para as mães e seus recém-nascidos.
"Ampliar o acesso à saúde em favor da qualidade de vida das pessoas é investir no presente e no futuro de toda a comunidade. O HGT se orgulha em valorar a jornada do cuidado da gestante a nível hospitalar, sempre em buscar de contínuas melhorias", disse Marcello Ferreira, diretor técnico do HGT.
Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, que funciona na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.