Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Prova avalia alunos da rede pública para elaborar diagnóstico do ensino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/11/2015 17h34

Cerca de 80% dos alunos responderam ao chamado da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e compareceram para serem avaliados pela prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) nesta quarta-feira (18). Na quinta (19), eles passam pelo segundo exame. Cerca de um milhão de estudantes de toda a rede pública estadual e alunos de escolas municipais de 141 municípios estão habilitados a fazer o teste, que não é obrigatório.

As avaliações do Sispae servem como instrumento estratégico para que a gestão escolar pública obtenha informações detalhadas e de forma anual acerca da assimilação de conteúdos por parte dos estudantes e dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.

Segundo a coordenadora do Sispae, Conceição Brayner, além das questões de português e matemática, os alunos também respondem um questionário de avaliação de contexto que avalia a estrutura da escola, atendimento pedagógico, relacionamento professor/ aluno e gestor/ aluno e questões voltadas ao trabalho socioeducativo da unidade de ensino. “O objetivo é apresentar um diagnóstico da rede pública de ensino para que os gestores públicos possam acompanhar o desenvolvimento cognitivo de proficiência dos alunos”, explica.

Em posse desses resultados poderão ser tomadas decisões e poderá ser elaborada uma programação específica para a superação das fragilidades do sistema, no intuito de se chegar a índices melhores da educação no Estado. Em parceria com a Seduc, a Fundação Vunesp atua como avaliador externo no Sispae. No processo são aplicadas provas de língua portuguesa e matemática. A partir dessas informações, são planejadas ações específicas para reforçar a apropriação de conteúdos por parte do alunado.

Fazem as provas os estudantes do quarto e quinto anos do ensino fundamental de nove anos; da sétima e oitava séries do ensino fundamental de oito anos, de todos os anos do ensino médio, de Casas Familiares Rurais e do Ensino Médio Integrado/ Educação Profissional. A coordenadora do Sispae informa que são mais de quatro mil escolas mobilizadas para a participação dos estudantes nas provas.

Calendário – Nesta quarta-feira (18), os estudantes do quarto e quinto anos do ensino fundamental fazem prova de língua portuguesa. Na quinta (19), também para os alunos do quarto e quinto anos, haverá prova de matemática e preenchimento de questionário com a avaliação de contexto reunindo informações sobre a prática pedagógica da escola, o processo metodológico do processo ensino-aprendizagem e dados referentes à proficiência dos estudantes.

Para os estudantes da sétima e oitava séries do ensino fundamental de oito anos e do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, nesta quarta (18), houve provas de língua portuguesa e matemática e também o preenchimento do questionário. As provas são aplicadas das 8h às 11h30, das 14 às 17h30 e das 19h às 22h30, de acordo com o turno de cada estudante.

O aluno Wanzer Matheus Barroso Tavares, 16 anos, do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Augusto Meira, diz que não teve dificuldades durante a prova. “Muitas coisas que vemos em sala de aula caíram na prova. Tenho certeza que fui bem”, disse. A estudante do primeiro ano Ana Paula Barroso, 15, achou interessante avaliar o cotidiano da escola. “Assim podemos dizer tudo o que achamos e depois cobrar melhoras para a educação”, comentou.