Estudantes assistem ao Coral Carlos Gomes no Theatro da Paz
O Projeto Concertos Didáticos levou ao Theatro da Paz, na tarde de sexta-feira (27), o premiado Coral Carlos Gomes, sob a regência da maestrina cubana Maria Antônia Jimenez. Na plateia, mais de 400 estudantes de 10 escolas públicas de Belém e do interior do Pará, atentos e curiosos diante da expectativa do concerto e da imponência do espaço, considerado um dos principais teatros-monumentos do Brasil.
As gêmeas Maria Luana e Maria Liana Araújo, 17 anos, alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Oliveira Brito, vieram de Capanema, no nordeste paraense, especialmente para a programação, e não conseguiam conter a emoção com a nova experiência. "É a segunda vez que a gente vem a Belém. A primeira foi em maio deste ano, para a Feira do Livro. Estar no Theatro da Paz é uma experiência inesquecível. Tudo é incrível! O prédio, o coral, as explicações sobre sua construção e também como funciona um coral", disse Luana Araújo.
O repertório do Coral Carlos Gomes incluiu clássicos europeus e composições de artistas nacionais e locais. Durante o intervalo de cada apresentação, a maestrina contou detalhes da vida e obra do autor, assim como a função de cada uma das vozes do coral. "São chamados justamente Concertos Didáticos, pois além da apresentação os alunos têm direito a explicações sobre o Theatro da Paz e o espetáculo, que está sendo apresentado", destacou Ana Maria Adad da Silva, coordenadora do projeto.
Desde a criação, em 2013, os Concertos Didáticos levaram ao Theatro da Paz mais de 13 mil estudantes da rede pública estadual. Altair Santos, técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informou que ao ano ocorrem 12 apresentações para alunos da rede. Os dois últimos deste ano ocorrerão no próximo dia 17 de novembro.
Ensinamento - O Projeto Concertos Didáticos, uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes, permite que grupos artísticos formados por professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) apresentem mensalmente concertos comentados, em que os professores de música explicam a função de cada instrumento, a importância dos compositores em determinado período da história musical e a trajetória dos artistas, tudo de maneira simples e didática, para despertar e prender a atenção do público.
Criado com o objetivo de difundir o ensino da música e aproximar o público infantojuvenil do universo musical, o projeto proporciona aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses, despertando nesse público interesse pela música de câmara e contribuindo para a formação de plateia.
O projeto é uma realização da Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec), e apoio da direção do Theatro da Paz.
Cristina Reis, diretora da Escola Professor Oliveira Brito, disse que a atividade do Concerto Didático prosseguirá no município, com reforço em sala de aula de informações sobre a história do Theatro da Paz e formação de plateia para teatro.
Participaram desta edição dos Concertos Didáticos alunos das escolas Maria Luiza Costa Rego, Espírito Santo, Ulysses Guimarães, Santa Helena e Santo Agostinho, de Belém; Francisco Nunes, de São João de Pirabas (região nordeste); Professor Oliveira Brito, de Capanema (nordeste), e Maria Encarnação e Oneide Tavares, de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).