Avaliação do Sispae atinge meta de participação do Pacto pela Educação
Já chega a 89% o percentual de estudantes que fizeram as provas do Sistema Paraense de Avaliação (Sispae), segundo informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgadas durante apuração parcial na tarde desta quinta-feira (19), quando foi aplicada a prova de matemática aos alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental de nove anos.
"É um número bem relevante e demonstra que estamos alcançando a meta do Pacto pela Educação, que é de 80% de participação das escolas, e isso se dá pelo envolvimento de gestores, técnicos, diretores e uma boa divulgação do sistema nas escolas, além da consciência dos alunos sobre a importância de fazer a avaliação", comentou a coordenadora do Sispae, Conceição Brainner.
No último dia da avaliação, a Seduc também aplicou um questionário direcionado para coordenadores pedagógicos da escola, ou profissionais que assumem função de coordenação em salas e leitura, laboratórios e projetos do Pacto pela Educação. As informações obtidas no questionário devem subsidiar a prática pedagógica da escola, o processo metodológico do ensino-aprendizagem e dados referentes à proficiência dos estudantes.
Trata-se do terceiro ano de execução da avaliação, e a Seduc já contabiliza resultados positivos, com destaque para mobilização e divulgação do sistema nas escolas, favorecendo o entendimento da importância de fazer as avaliações nos municípios. "O Sispae também trouxe uma nova rotina pedagógica, com reuniões e estudos para analisar os resultados da participação dos alunos nas escolas. Então, criou-se uma cultura de avaliação", disse a coordenadora.
Ela frisou também que a experiência da aplicação da prova no Estado foi a criação, em 2014, de uma revista pedagógica com a análise dos itens do Sispae, enviada para todas as escolas que aderiram ao sistema. "É um material que está apoiando os professores e auxiliando as escolas nas discussões para melhoria do conteúdo de ensino".
Para a avaliação deste ano, a Seduc contou com uma grande mobilização em todos os municípios, com os grupos de técnicos de referência que foram treinados para orientar as escolas sobre o projeto. As provas de língua portuguesa foram aplicadas na última quarta-feira (18), aos alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental de nove anos. No total, 4.045 escolas públicas que aderiram ao sistema em 2015, envolvendo cerca de um milhão de estudantes de 141 municípios paraenses.
Localizada no bairro da Pedreira, a escola Rodrigues Pinajé foi uma das 892 da rede estadual de ensino que fizeram a avaliação, com cerca de 800 dos 1,3 mil alunos matriculados, incluindo os estudantes do turno da noite, que farão as provas no período das 19h às 22h30.
Nos turnos da manhã e tarde, oito turmas participaram da avaliação. O estudante do quarto ano do ensino fundamental Dirlei Dias e Castro, 10 anos, faz a prova pela segunda vez. "Achei mais fácil porque foi a prova de matemática, disciplina de que gosto muito, mas", disse. O aluno do primeiro ano do ensino médio Wallison Marinho, 15 anos, também participou do exame no dia anterior e disse que a prova serviu para testar os conhecimentos. "Nessa prova havia questões parecidas com as do Enem. Eu me saí melhor na avaliação de matemática e percebi que preciso melhorar em português", avaliou.
Após a finalização das provas, a Seduc dará início à etapa de recolhimento nos polos em que foram aplicadas, nas unidades da Seduc na capital e interior e nas secretarias municipais de ensino. A tabulação dos dados e análise dos resultados deverá ser publicada no fim de fevereiro ou março, no site da Seduc.