Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional de Marabá garante tratamentos cardíacos de alta complexidade

Unidade realiza procedimentos de angioplastia coronariana e cateterismo, assegurando assistência especialidade e de ponta para pacientes

Por Ascom (Ascom)
31/07/2024 10h16

Roberto Silva, 67 anos, morador de Marabá, foi encaminhado com urgência ao Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), onde passou por cateterismo que salvou sua vida. Ele é um dos 717 pacientes atendidos pelo serviço de hemodinâmica entre janeiro e julho de 2024, onde são realizados procedimentos de alta complexidade, como angioplastia coronariana e cateterismo, para o tratamento de problemas cardíacos.
 
"Quando me disseram que precisaria de um cateterismo de urgência, fiquei preocupado. Mas, ao chegar ao hospital, fui recebido com tanto cuidado e profissionalismo que me senti seguro. A equipe médica foi incrível, e graças ao rápido atendimento, estou aqui para contar minha história. Sou grato por terem salvado minha vida", destacou Roberto.
 
Em um contexto que exige rapidez e precisão, o serviço de hemodinâmica da unidade do governo do Pará, se destaca pela excelência no tratamento de condições cardíacas complexas. Com tecnologias de ponta e técnicas avançadas, como a angioplastia coronariana e o cateterismo, a unidade se torna fundamental para o manejo eficaz de problemas cardíacos, prevenindo possíveis complicações severas.
 
Jorge Santos, 64 anos, residente em Parauapebas, passou por um procedimento de angioplastia na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). "Desde o diagnóstico, a equipe do hospital foi extremamente atenciosa e me explicou todos os passos do tratamento. Realizei a angioplastia com sucesso e hoje posso dizer que minha qualidade de vida melhorou significativamente. Sou grato pelo cuidado e dedicação de todos", comentou o paciente.
 
Procedimentos Cardíacos
 
Arilson Rodrigues, cardiologista intervencionista e diretor clínico do hospital, destacou a importância dos procedimentos de cateterismo e angioplastia na unidade. De acordo com profissional o cateterismo é um exame crucial que permite visualizar as artérias do coração, feito através da inserção de um cateter, um tubo fino e flexível. na artéria radial, no punho, ou na artéria femoral, na virilha. 


“O cateterismo permite identificar obstruções nas artérias, avaliar a extensão dos danos e, muitas vezes, realizar intervenções terapêuticas imediatas, como a angioplastia. Além disso, é fundamental para o diagnóstico de doenças das válvulas cardíacas, malformações vasculares, aneurismas e também é utilizado em crianças,” explicou.
 
O cardiologista também destacou o procedimento de angioplastia que consiste na desobstrução das artérias coronárias através do implante de stents, tubos metálicos que auxiliam no tratamento do infarto do miocárdio. “Essa técnica é vital para reduzir as taxas de mortalidade e de insuficiência cardíaca, condição onde o coração se torna grande e fraco”, completou Arilson.
 
Referência
 
O centro de hemodinâmica do Regional do Sudeste, é referência no tratamento de doenças cardíacas, vasculares e neurológicas. Crisila Reis, enfermeira responsável pelo setor, explicou que o espaço oferece diversos tipos de tratamentos a sociedade.
 
“Realizamos de casos leves até quadros graves, incluindo infarto, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, aneurisma, malformações congênitas e obstruções, entre outros. Nosso foco é garantir cuidado de excelência e acolhedor aos pacientes, proporcionando boa recuperação aos nossos usuários," explicou a profissional.
 
Daiane Oliveira, diretora técnica do hospital, comentou o impacto positivo dos serviços oferecidos pelo serviço de hemodinâmica. "Estes procedimentos de alta complexidade representam um avanço significativo para a região Carajás. Antes, muitos pacientes precisavam ser transferidos para outras cidades distantes, o que aumentava o risco e o desconforto. Agora, podemos oferecer tratamento de qualidade aqui mesmo", destacou.
 
Perfil - Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência, conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal. 

Texto da Ascom / HRSP