Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Futuras mães conhecem as instalações e serviços da maternidade do HGT com o projeto Hospitur

O projeto proporciona às gestantes uma análise mais aprofundada dos serviços e infraestrutura disponíveis, com o objetivo de proporcionar maior segurança e tranquilidade na preparação para o parto

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
26/07/2024 16h34

Conhecendo Central de PartoO Hospital Geral de Tailândia, por meio do projeto Hospitur, recebe gestantes para visitas guiadas às suas instalações de maternidade. As futuras mães têm a oportunidade de conhecer a Central de Parto, a Clínica Obstétrica e os fluxos operacionais. O projeto, coordenado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), proporciona às gestantes uma análise mais aprofundada dos serviços e infraestrutura disponíveis, com o objetivo de proporcionar maior segurança e tranquilidade na preparação para o parto.

Entre as visitantes, esteve a gestante Celi Adriana, de 27 anos e grávida de 39 semanas de uma menina chamada Luiza, teve a oportunidade de conhecer as instalações do HGT. Acompanhada por seu marido, Cleiton Luiz, ela participou da visita guiada como parte do projeto Hospitur, em preparação para a cesárea agendada para a última quinta-feira (25).

A visita foi conduzida pela enfermeira Emanuelle Campiolo, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), permitindo que a futura mãe se familiarizar com a infraestrutura e os serviços oferecidos pela unidade hospitalar.

Conhecendo Central de PartoCeli compartilhou que esta é sua primeira gestação e que foi uma experiência bastante tranquila. "Sempre fui muito ativa durante a gravidez, então acho que isso ajudou bastante. Fiz o acompanhamento pelo SUS, aqui em Tailândia e em Belém. Conseguimos uma cesárea eletiva aqui na cidade, o que facilitou muito para nós, pois era bem mais perto do que estávamos pensando em fazer em Belém. Isso fez toda a diferença, porque moramos aqui na cidade e é ótimo poder contar com um hospital local".

A usuária também expressou sua satisfação com o projeto Hospitur. "Eu não sabia desse projeto e quem me informou foi a própria enfermeira Emanuelle. Foi ótimo, porque fiquei muito mais segura após visitar o leito, o ambulatório e a clínica onde eu ia ficar. Essa experiência foi muito importante, especialmente para uma gestante, principalmente quando é o primeiro filho. Eu me senti bem mais segura depois que vim ao hospital".

Conhecendo Central de PartoEmanuelle esclarece que a visita ao HGT tem início na Recepção Central da unidade hospitalar, onde a gestante é instruída sobre o procedimento de abertura da ficha na Recepção no dia do parto. Após apresentar os primeiros setores com os quais ela terá contato, a visita segue para o Bloco Cirúrgico. Lá, são mostradas a sala de pré-parto, a sala de parto normal e a sala de cuidados com o recém-nascido (RN).

"Em cada um desses locais, são detalhados os procedimentos realizados, permitindo que a futura mãe compreenda claramente o que acontecerá durante toda sua estadia em nosso hospital. Além disso, ela tem a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas, garantindo que saia tranquila e bem informada sobre cada etapa do processo".

Luiza RnDurante a visita, às gestantes também têm a oportunidade de conhecer as equipes de Enfermagem, médica e outros profissionais envolvidos em sua internação. Esse encontro ajuda a fortalecer os laços com os membros da equipe que as acompanharão, promovendo uma relação mais próxima e confiante antes do momento do nascimento.

Na manhã de ontem, 25, Celi retornou ao HGT para realizar a cesárea eletiva, acompanhada de seu marido, que pôde assistir ao procedimento. Apequena Luiza veio ao mundo, pesando 3.385 gramas. O nascimento foi recebido com alegria e emoção pelo pai, avó e tia da recém-nascida, que estiveram presentes para celebrar a chegada da nova integrante da família.

Celi comentou sobre a experiência do parto. "Quando cheguei, fui prontamente atendida, e o pessoal começou imediatamente a cuidar da documentação e da papelada necessária. As enfermeiras já haviam organizado tudo para o parto, e a cesárea foi realizada conforme o horário planejado. Tudo correu muito bem, e fui atendida excelentemente. Todos foram muito receptivos e felizes, o que foi ótimo".

HospiturSobre o projeto - O projeto Hospitur faz parte do "Laços de Amor", desenvolvido e criado pelo Grupo de Trabalho de Humanização(GTH) para acolher as mães que realizam o parto na unidade hospitalar. O Hospitur inclui encontros no hospital, onde a equipe multidisciplinar orienta e conversa com as gestantes, esclarecendo dúvidas e fornecendo suporte. Durante esses encontros, são servidos cafés e distribuídos brindes para as mães, proporcionando um ambiente acolhedor e informativo para todas as futuras mães queiram dar à luz na unidade.

Emanuelle finaliza destacando a importância do projeto Hospitur e a abertura do HGT para as gestantes. "Queremos que todas as mães que desejam conhecer as nossas instalações e se preparar para o parto se sintam bem-vindas. O hospital está de portas abertas para recebê-las. Para agendar uma visita, basta se dirigir à nossa Recepção e informar o interesse em participar do Hospitur, ou entrar em contato pelo número (91) 99121-1287. Estamos aqui para fornecer todo o suporte e orientação necessários para cada gestante ter uma experiência segura e tranquila".

Referência ao cuidado materno-infantil, somente no primeiro semestre deste ano, o HGT realizou mais de 658 partos, entre cesáreos e normais. A unidade hospitalar conta com atendimento contínuo, incluindo pediatra 24 horas e ginecologistas obstetras, garantindo suporte especializado e de qualidade para as mães e seus recém-nascidos.

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, que funciona na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.