Ciclista paraense disputa lugar no ranking nacional neste domingo
Depois de conquistar a primeira medalha nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), o ciclista paraense Otávio Henrique dos Santos Correa, 17 anos, segue para o Rio de Janeiro em busca de uma colocação melhor no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo. Apaixonado pelo esporte, o atleta acorda de madrugada para pedalar e, à tarde, segue para a escola estadual José Veríssimo, onde cursa o sétimo ano do ensino fundamental. Todo o esforço, segundo ele, é válido para quem sonha em chegar um dia às Olimpíadas.
A briga pelo ranking no ciclismo será neste domingo (22), na Copa Light de Ciclismo, na Enseada do Botafogo, uma semana após ele quase ter levado o ouro ao marcar 54 minutos, cinco segundos e 387 centésimos, nas 18 voltas de três quilômetros, cada, nos Jogos Escolares da Juventude, na manhã do último dia 15. O primeiro colocado foi Ricardo Dalamaria, da escola estadual Pedro Macedo, de Curitiba, Paraná, com o tempo de 54 minutos, cinco segundos e 328 centésimos.
"Quase consegui. Faltou perna, mas essa vitória foi muito importante porque fui o único do Norte a ganhar medalha nesta competição", disse o garoto, satisfeito com a medalha de prata, mas focado no treinamento para a prova do Rio de Janeiro, na modalidade Speed Estrada. É em Londrina que ele mantém o ritmo dos treinos após as competições dos Jogos Escolares, aproveitando para ganhar as ruas da cidade com o pedal e ainda fazer intercâmbio com outros ciclistas da região. Hospedado na casa de um amigo, Otávio Henrique embarcou sexta-feira (20) para o Rio de Janeiro.
Incentivo – Nascido em um bairro da periferia de Belém, Otávio Henrique tinha 14 anos quando participou da primeira corrida que daria início à carreira de ciclista. "Meu pai sempre pedalou e perguntou se eu queria participar de um campeonato. Eu tinha uma cross pequenina, mas mesmo assim aceitei o desafio e gostei", lembra o jovem.
Atleta do Clube Amazônia de Ciclismo, o garoto tem o pai como o grande incentivador da carreira e quem garante o apoio para a compra dos equipamentos do filho, já que é dono de uma pequena loja que vende peças de bicicleta. Foi do pai também que ganhou a nova bike que está usando nas competições recentes. "Melhorei muito depois que ganhei essa bike e já rodei por alguns lugares do Brasil. É de carbono, mais atual, leve, e garante mais velocidade", afirma.
Bicampeão paraense, o atual vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude coleciona várias medalhas, com destaque para as participações recentes na 33ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, em Teresina, no Piauí, em agosto, ficando em primeiro lugar na prova de resistência, terceiro na de contrarrelógio e em quinto na de circuito. Também foi campeão da 7ª Volta Internacional de Roraima, em outubro, e da VI Volta Ciclística do Pará, em junho deste ano.
Agora, o ciclista paraense vai tentar garantir a segunda melhor pontuação do ranking, aproveitando para fazer uma boa colocação na modalidade Speed Estrada, da Copa Light. Atualmente, é o quarto lugar no ranking nacional, com apenas 20 pontos atrás do segundo colocado, pontuação que obteve quando tirou o terceiro lugar nos “100 km de Brasília”, antes de viajar para Londrina.
“Estou brigando pelo ranking e não podia deixar os que estão na frente fazer pontuações mais altas, tanto que o primeiro lugar ficou em quarto e o segundo ficou em sétimo lugar, mas preciso melhorar muito porque quero chegar em primeiro lugar para ficar com 80 pontos”, diz.