Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2024

Adepará combate Influenza aviária e consumo de produtos sem inspeção em Salinópolis

Fiscais da Agência Agropecuária inspecionam portos e mercados públicos, e também distribuem material informativo à população

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
22/07/2024 16h43

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) reforça a Operação Verão 2024, realizada pelo governo do Estado, no município de Salinópolis, nordeste paraense. No terceiro final de semana de julho (20 e 21), servidores da Agência participaram de ações integradas com a Polícia Rodoviária Estadual e a equipe de educação sanitária do Departamento de Trânsito (Detran), na barreira montada pela PRE na entrada do município. Foram distribuídos materiais informativos sobre Influenza aviária e a importância de consumir produtos inspecionados.Distribuição de material informativo a comerciantes

Os fiscais agropecuários visitaram portos e mercados públicos levando informações sobre o trabalho desenvolvido pela Agência na prevenção de zoonoses, doenças transmitidas por animais aos seres humanos, e também sobre inspeção de produtos, tanto animal quanto vegetal, para garantir segurança alimentar.

No mercado do Porto Grande, os feirantes foram receptivos à ação educativa dos fiscais. O vendedor de farinha, Daniel Miranda, ouviu atentamente as explicações. “A coisa mais importante é que a gente fica mais informado sobre o que pode acontecer, e a gente espera que essa doença não chegue aqui no Pará, nem na nossa Salinas", disse Daniel.

Profissionais de vários órgãos atuam em Salinópolis para garantir a segurança da populaçãoConhecimento - A comerciante Maria Souza, que mantém uma pequena criação de galinha caipira no quintal, nunca havia ouvido falar em gripe aviária. Após as orientações, vai observar melhor as aves. “Eu cuido muito bem delas. Não deixo elas fugirem do galinheiro, nem ter contato com outras aves. Quando eu chego em casa já vou direto saber se elas estão bem. E vou passar a observar esses sintomas que o pessoal da Adepará me ensinou hoje”, acrescentou.

A fiscal agropecuária Glaucy Carreira, médica veterinária da Agência, explicou que são repassadas informações importantes, para que moradores e turistas possam identificar os sintomas da gripe aviária e avisar a Adepará. “Pode ter ave apresentando tosse, secreção nasal, andar cambaleante, torcicolo e diarreia. Se alguém encontrar uma ave com algum desses sintomas, na praia ou na cidade, comunique imediatamente à Adepará, para que a gente possa coletar material e enviar para laboratório, retirar essa ave do contato e verificar do que se trata”, reforçou a veterinária.

Higiene dos alimentos - Na Praia do Atalaia, as ações ocorreram em parceria com o Detran. Em dupla, os agentes abordaram banhistas, alertando para o uso do cinto de segurança e risco de dirigir após ingestão de bebida alcoólica. Também orientaram a evitar o consumo de produtos sem o selo de inspeção, o qual indica que o alimento obedeceu às normas higiênico-sanitárias na fabricação.

Na Orla do Maçarico, comerciantes e turistas receberam a equipe de educação sanitária. Após ouvir os fiscais, o estudante Thiago Costa, 17 anos, leu o material informativo e disse que “não conhecia essa doença das aves, e nem que esse vírus poderia vir de outro lugar pra cá por meio das aves silvestres. Não sabia que existia essa doença e que poderia provocar impacto na avicultura”.

A professora Carmem Silva, que trabalha no município de Capanema, será multiplicadora das informações repassadas. “Informação é sempre muito importante, e assim como vocês me informaram, eu posso informar outras pessoas. Eu já vou avisar os meus amigos que vão chegar pra passar o final de semana comigo”, adiantou Carmem.Coronel Marcos Lopes, coordenador-geral da Operação Verão 2024, orientou a equipe mobilizada em Salinas

Ações integradas - O coronel Marcos Lopes, coordenador-geral da Operação, agradeceu a participação da Agência de Defesa. “A nossa comprometida e eficiente Adepará é mais um órgão do governo do Estado que se soma à Operação Verão 2024, e estará conosco em dois finais de semana de julho”, informou.

Coordenada pelo fiscal agropecuário Joylson Canto, a ação da Adepará ocorre pelo segundo ano consecutivo em Salinópolis. “É o segundo ano da parceria com as forças integradas do governo do Estado. Estamos orientando sobre o risco sanitário da influência aviária, uma doença que apareceu no Brasil ano passado, em decorrência da migração de aves silvestres. O fato de Salinas ser um local de pouso dessas aves, torna-se um risco. Evite o contato com aves caídas na praia e notifique a Adepará o mais breve possível”, ressaltou.

Rota de aves migratórias - O município de Salinópolis foi escolhido para as ações por causa da grande concentração de aves de diversas espécies, e por ser um dos sítios de aves migratórias existentes no Pará.

De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a maior parte do território de Salinópolis é composta por áreas de concentração de aves que percorrem rotas migratórias locais e neárticas, região que abrange a América do Norte - Estados Unidos e Canadá.

Apesar de o Pará não ter registro de casos de gripe aviária, possui três rotas de aves migratórias, por isso há risco de aves infectadas carregarem o vírus por longas distâncias durante a migração do Hemisfério Norte para o Sul, no período de reprodução das espécies.

Além do sítio de aves migratórias de Salinópolis, há dois outros: Ilha do Marajó (municípios de Breves e São Sebastião da Boa Vista) e Baía do Marajó (municípios de São Caetano de Odivelas e Vigia de Nazaré).

A fiscal agropecuária Lettiere Lima, gerente do Programa de Sanidade Avícola da Adepará, responsável pelo monitoramento, controle e prevenção de doenças no plantel avícola, ressaltou que o objetivo da ação - sensibilizar a população - já foi atingido.

“Como resultado destas ações de educação sanitária, a Adepará foi comunicada de que havia uma garça caída na Praia do Maçarico. Os veterinários da Agência seguiram para o local, mas não conseguiram localizar o animal. Mesmo assim, nós podemos observar que a ação atingiu seu objetivo, que é sensibilizar a comunidade de um modo geral, visto que durante a ação houve a notificação de uma ave supostamente doente (uma grande garça branca), e o Serviço Veterinário Oficial estadual realizou de forma imediata o atendimento à notificação de suspeita de síndrome nervosa e respiratória das aves (Influenza aviária e Doença de Newcastle)”, frisou.

As ações da Adepará na Operação Verão 2024 do Governo do Pará prosseguem no próximo final de semana em Salinópolis.