Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Hospital Regional de Marabá alerta pacientes para os riscos das Hepatites Virais

A enfermidade mata 3,5 mil pessoas por dia no mundo, resultando em 1,3 milhão de óbitos anuais, alerta a Organização Mundial da Saúde.

Por Ascom (Ascom)
12/07/2024 17h33

Marcos Costa, de 47 anos, morador de Nova Ipixuna, foi encaminhada ao Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, sudeste paraense, para realizar um exame de ressonância magnética. Enquanto aguardava o atendimento, nesta sexta-feira, 12,  ele participou das ações educativas da campanha “Julho Amarelo”, que tem como foco a prevenção das hepatites virais.
 
"O que mais me chamou a atenção foi a importância da prevenção e de fazer os exames regularmente. Muitas vezes, não damos o devido valor à saúde até que algo aconteça. Agora, com todas essas informações, vou compartilhar com minha família e amigos para que todos se cuidem melhor", disse Marcos, bastante satisfeito com a iniciativa do hospital.
 
As ações de prevenção foram organizadas pelo serviço de humanização do hospital, com o projeto "Saúde em Foco", que visa fornecer informações relevantes sobre saúde à comunidade. Durante as palestras, os profissionais da unidade distribuíram material informativo e abordaram temas cruciais como as diferentes formas de transmissão das hepatites, além de medidas preventivas e opções de tratamento disponíveis.
 
Maria Sousa, de 39 anos, que mora em Marabá, foi encaminhada ao hospital para uma consulta ortopédica e compartilhou sua experiência. "Eu não conhecia bem as formas de transmissão das hepatites. Após a palestra, estou mais consciente sobre o assunto. Agora, sei como me proteger e vou passar essas informações para minha família", explicou.
 
Os casos de hepatites virais resultaram na morte de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas por ano, o que equivale a cerca de 3,5 mil mortes por dia. Esses números alarmantes foram revelados no novo Relatório Global sobre Hepatite 2024, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Prevenção

A campanha de prevenção às hepatites virais na unidade do Governo do Pará, gerida pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em colaboração com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi liderada pela enfermeira Ediane Lima, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da instituição.
 
"As hepatites são infecções que inflamam o fígado e podem ser causadas por vírus. Existem vários tipos, sendo as mais comuns as hepatites A, B e C. Os sintomas variam desde cansaço, febre e icterícia até dores abdominais e náuseas. O tratamento depende do tipo de hepatite, mas podem incluir medicamentos antivirais e, em casos graves, até transplante de fígado”, destacou.
 
A profissional enfatizou que a prevenção da enfermidade pode ser feita através da vacinação, principalmente contra as hepatites A e B, e adotando hábitos de higiene, como lavar bem as mãos e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.
 
"A educação e a conscientização são fundamentais para combater as hepatites virais. Através da informação correta e da promoção de hábitos saudáveis, podemos reduzir significativamente a incidência dessas doenças e salvar vidas", comentou Ediane.  
 
Perfil - Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência, conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal. 

Texto: Enderson Oliveira