Biblioteca do Detran faz 15 anos e promove atividades em escola
A Biblioteca Irmãos Guimarães, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), promoveu atividades do Projeto Trânsito Livre para a Leitura, na manhã desta quarta-feira (25), destinadas a estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Alda Eutrópio de Souza. O evento faz parte das homenagens alusivas aos 15 anos de criação do espaço, completados no último dia 16. Os alunos participaram de atividades lúdicas, assistiram a vídeos educativos e palestras sobre a temática do trânsito e também interagiram com os pedagogos durante demonstrações sobre o uso de equipamentos de segurança e a condução de menores em veículos.
Segundo a gerente em exercício da biblioteca, Fátima Guerreiro, os palestrantes usam uma linguagem mais acessível às crianças, que consiste em explicações simples, com teatro de marionetes, vídeos e jogos educativos voltados a este segmento. “O objetivo da biblioteca é despertar na criança a atenção e os cuidados que devem ser adotados ao caminhar nas ruas, por exemplo, além de ensinar a elas regras básicas sobre trânsito e fazer com que conheçam os equipamentos obrigatórios, como o cinto de segurança e a cadeirinha”, disse.
Cerca de 30 crianças, entre 8 e 9 anos, participaram da programação e se mostraram bastante entusiasmadas durante as demonstrações. “Não vejo a hora de chegar em casa e contar para minha mãe todas as coisas legais que aprendi”, disse a estudante Jamily Lisboa, 9 anos. Para a professora Rosalina Albuquerque, o contato dos pequenos com os livros, desde cedo, é muito importante, assim como o conhecimento sobre as regras básicas de trânsito. “Durante o mês de setembro fizemos uma programação especialmente dedicada ao trânsito, com o objetivo de auxiliar na boa formação de futuros condutores e, desta forma, também conseguimos alcançar os pais das crianças”, ressaltou a professora.
História – O nome dado à biblioteca é uma homenagem a Joaquim Guimarães Neto e Jaqueline de Sousa Guimarães, jovens irmãos que morreram vitimados por um acidente de trânsito, em novembro de 1999, em Belém. Após a tragédia, os pais iniciaram uma forte campanha de conscientização, que mobilizou a sociedade e culminou com a homenagem do Detran.
Com a intenção de resgatar a memória do Detran no Pará, a biblioteca foi aberta ao público, em novembro de 2000. É a primeira no país a oferecer aos visitantes assuntos referentes ao trânsito. O pioneirismo mereceu a visitação de diretores de demais Detrans do país, interessados em conhecer a estrutura e o funcionamento da biblioteca e adaptar o modelo paraense em outros Estados.
Situada em uma área carente de bibliotecas públicas, a Irmãos Guimarães desempenha um papel relevante para a comunidade do entorno do Detran, onde o público tem acesso a periódicos diários, revistas, pesquisas, estudos e também à internet. O acervo, com cerca de cinco mil títulos, é constituído por centenas de obras de conhecimentos gerais, português, matemática, literatura, história e ficção, além de publicações sobre o trânsito que subsidiam trabalhos e incentivam atitudes seguras.
Além do material bibliográfico, a biblioteca dispõe de um vasto material direcionado, exclusivamente, ao público infantil, entre brinquedos, DVDs, desenhos, pinturas, jogos educativos e obras de assuntos variados, com foco nas temáticas sobre trânsito e meio ambiente. Qualquer pessoa pode visitar, consultar ou pesquisar o acervo da biblioteca do Detran. A biblioteca fica no segundo andar da sede do Detran, na Avenida Augusto Montenegro, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.