HRPM intensifica as medidas de biossegurança com a equipe do setor de hemodiálise
De janeiro a maio de 2024, o setor de hemodiálise do hospital já realizou mais 2.400 atendimentos
Treinamentos em âmbito hospitalar são fundamentais para garantir a qualidade do atendimento, a segurança dos pacientes e a atualização contínua dos profissionais. Neste ensejo, com o objetivo de intensificar os cuidados com a biossegurança para a equipe do Setor de Hemodiálise, a administração do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu um treinamento aos 15 colaboradores do setor na última sexta-feira, 5, resultando em um atendimento mais eficiente e de alta qualidade.
A capacitação foi conduzida pela supervisora de Enfermagem Joseane Corrêa, responsável técnica (RT) pelo serviço de hemodiálise do HRPM, além de Adriana Soares, técnica de segurança do trabalho. A RT explica que as normas de biossegurança são um conjunto de medidas, práticas e procedimentos adotados para prevenir e controlar riscos biológicos que possam comprometer a saúde de usuários e profissionais.
"Durante o treinamento abordamos, principalmente, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante os procedimentos, além da assepsia das mãos e dos materiais, prevenindo contaminações cruzadas e casos de hepatites no serviço de hemodiálise", disse Joseane Corrêa.
No último mês o Setor de Hemodiálise do HRPM completou três anos e, desde 2021 com a inauguração do setor, já garantiu mais de 12.300 sessões de atendimentos à população marajoara. De janeiro a maio de 2024, o setor de hemodiálise do hospital já realizou mais 2.400 atendimentos.
O serviço de Hemodiálise conta com uma área de 200 metros quadrados, com sete máquinas para hemodiálise ambulatorial e duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma de segurança. No momento, a unidade tem capacidade de realizar até 42 atendimentos a pacientes, semanalmente, durante os três turnos disponíveis.
Aprovação – Leonor Pereira do Santos, de 78 anos de idade, celebra a existência de um serviço de hemodiálise na Ilha do Marajó, pois anteriormente ela se deslocava até a capital paraense para realizar as sessões. “Eu acho muito importante ter o serviço de hemodiálise no hospital regional. Antigamente eu fazia meu tratamento bem longe, em Belém. A equipe do hospital me trata muito bem, me sinto bem acolhida”, afirmou a aposentada.
HRPM - O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço - O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Texto: Pedro Amorim