Estado entrega ponte sobre o Rio Fresco e reforça a integração na região da PA-279
Em São Félix do Xingu, estrutura tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura
Iniciando um novo capítulo da história da mobilidade urbana paraense, e marcando a vida de todos os moradores da cidade de São Félix do Xingu e da região ao PA-279, no sul paraense, o governador, Helder Barbalho, entregou a ponte sobre o Rio Fresco. Batizada de "Ponte Francisco Torres de Paula", a estrutura de 480m² é a primeira construção deste tipo a ser erguida na localidade, garantindo segurança, dignidade e agilidade para o escoamento da produção local.
"Toda a população dessa região sonhou junto com a gente ter essa ponte sobre o Rio Fresco. Os moradores da Taboca, do Nereu, do Sudoeste, de tantas comunidades que por muito tempo esperaram ver e viver esta realidade, agora não dependeram mais de balsa para atravessar o rio. Isso, a partir de hoje, fica no passado, porque ninguém vai pagar mais nada para atravessar o Rio Fresco", reforça Helder Barbalho.
Seu Raimundo Ferreira de Souza Mendes, morador da cidade há 16 anos, relembrou que a realidade não mudou muito de quando ele chegou no município. "Antes, a gente tinha que pagar para fazer essa travessia. Eu fiz uma promessa de me ajoelhar e agradecer pelo dia que essa ponte chegasse. Eu pensei: que o governador faça essa ponte, e ele fez! A ponte tá lá e eu atravessei ela sem pagar nada", disse.
O depoimento de gratidão e felicidade foi unânime entre todos que foram ao local da ponte acompanhar o primeiro dia de liberação da estrutura. Para registrar o momento histórico, Fernandesmira do Santos Souza tirou uma foto com a família e gravou cada um dos passos dados para cruzar o rio.
"A gente atravessava na voadeira e na travessia da balsa, enfrentava uma fila e agora está sendo abençoado por essa ponte maravilhosa. É um grande progresso para a cidade. Maravilhoso esse dia, é um dia histórico na cidade de São Félix", festejou a moradora.
A ponte sobre o Rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.
A conclusão desta importante obra representa um avanço significativo na infraestrutura da região, melhorando a logística e a economia local, e também a atenção disponibilizada pelo governo estadual para o desenvolvimento social da região. Com a liberação da passagem de veículos, o transporte de mercadorias será reforçado, reduzindo custos e tempos de viagem, além de melhorar o acesso a serviços essenciais como saúde e educação.
"Esse é um benefício para toda a produção do município. Eu estou feliz, todos os moradores do lado de lá estão felizes, produtores que entram na cidade pelo lado de lá, pessoal daqui que vai para lá, os turistas vão usufruir das praias do Xingu. Isso é maravilhoso, muito obrigado", afirmou o produtor Valdemir de Oliveira.