Pará conquista 16 medalhas no primeiro dia de Paralimpiadas Escolares
Em seu primeiro dia de competição nas Paralimpíadas Escolares que acontecem na cidade de Natal até sexta, 27, o Pará conquistou 16 medalhas, com cinco ouros, seis pratas e cinco bronzes, uma marca surpreendente do esporte paralímpico escolar paraense em seu primeiro dia de disputa. Destaque para o atletismo que conseguiu seis medalhas nesta quarta-feira, 25.
O atleta Matheus Conceição, do município de Tucuruí, da Escola Municipal Telles de Menezes, foi medalha de ouro no arremesso de peso, categoria F13, baixa visão. “Estou muito feliz por essa conquista, minha família vai adorar. Pretendo agora me formar no Ensino Médio e fazer faculdade de Educação Física”, disse Matheus, que também ficou em quarto lugar nos 400 metros rasos.
Já Ana Paula Moia, também do município de Tucuruí, da Escola Municipal Maria Fernandes, levou o ouro no salto à distância, classe T13, baixa visão. “Foi difícil, mas consegui esse ouro. É meu primeiro ano de competição e é uma prova de superação, o que faz com que eu sempre siga em frente”, destacou a atleta.
O atleta José Antônio Pacheco, da comunidade de Murutinga, localizada no município de Abaetetuba, conquistou medalha de ouro no arremesso de peso T/F 44. O medalhista é estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA) e disse que esta conquista é muito importante para sua vida. “Treino há três anos e essa é minha primeira competição nacional. Estou imensamente feliz, essa vitória significa muito para minha vida”.
O atleta Willian Dias Botelho, da Escola Checlara Salim Kayath, que participa do Projeto Paralímpico Escolar Barcarenense, ganhou medalha de prata no arremesso de peso Classe T/F 38. O aluno Denis Santos Almeida, de Marabá, também ficou com a medalha de prata no arremesso de peso na classe T/F 44. Karlos Smith foi medalha de bronze no arremesso de peso, categoria F11, do Instituto Álvares de Azevedo.
Mais destaques - Outro destaque paraense nas paralimpíadas é o judoca Tiego Marques da Silva, que vai levar ouro para o município de Parauapebas. Tiego tem 16 anos e participa dos jogos pela ultima vez, nas quatro edições anteriores em que participou sempre conquistou a medalha de ouro, fechando sua participação nas paralimpíadas escolares. “Estou focado na minha carreira como atleta, quero participar da seleção principal de judô e estou treinando muito para isso e ser campeão paralímpico pelo Brasil”, afirmou o judoca que, atualmente, integra a seleção brasileira juvenil.
Na natação o Pará conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro com Kelisson Oliveira, aluno do Instituto Álvares de Azevedo, nos 100 metros costa; duas de prata com as atletas Luciene Silva Souza, nos 100 metros costa, e com Karen Souza e duas de bronze com os atletas Lázaro Daniel da Silva, da Escola Estadual Doutor Geraldo Veloso , da cidade de Marabá, e com a aluna Maria José Araújo, da Escola Estadual Plínio Pinheiro, também em Marabá.
Já no tênis de mesa o Pará conquistou duas medalhas de prata com os atletas Victor Melo e Daniel no torneio por equipe e duas de bronze. O futebol de sete conquistou a vitória sobre o Distrito Federal com o placar de 12 a 1.
Na bocha adaptada o Pará avança para as finais com as vitórias dos atletas Gustavo Aleixo, que ganhou por 4 a 3 o Estado do Rio de Janeiro, e de Thamires Moreira, que conquistou uma vitória surpreendente de 23 a 0 sobre o Estado de Roraima, e também de 6 a 2 contra o Distrito Federal. A atleta Adria Santos também venceu o Estado de Roraima por 5 a 1, e Rayane Espindola ganhou pelo placar de 9 a 2 o Estado de Mato Grosso.