Em Altamira, Hospital Regional da Transamazônica recebe selo 'UTI Eficiente'
Programa Epimed /AMIB reconhece as melhorias na UTI adulto
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, na região sudoeste do Pará, foi mais uma vez reconhecido pelos serviços prestados à população da região do Xingu e da Transamazônica. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto recebeu o certificado do selo “UTI Eficiente”, que garante a classificação de boa eficiência no controle de indicadores e gestão. Isso contribui para a sustentabilidade e qualidade dos cuidados dos pacientes de alta gravidade e complexidade.
A certificação foi concedida pelo Programa Epimed Governança Clínica em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A UTI’s Pediátrica e Neonatal também foram premiadas ao receber o selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho pela atuação no Hospital Regional da Transamazônica.
Na ocasião, os certificados foram entregues ao diretor-técnico do HRPT, Dr. Leonardo Rodrigues, à diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis e a outros gestores responsáveis pela administração da unidade no referido período da certificação. “Esse selo vangloria o nosso trabalho, a excelência dos serviços prestados. Nossa população é composta também por povos originários – ribeirinhos, indígenas e até quilombolas. É uma unidade de fundamental importância para aquela região. Isso representa uma qualidade de serviço. Mostra que damos um atendimento digno, seguro e de qualidade para eles”, esclareceu o diretor técnico do hospital.
O Programa Epimed coleta dados de todas as UTI’s do Hospital Regional da Transamazônica sobre uma ampla gama de indicadores de qualidade, como duração da estadia dos pacientes, taxas de readmissão e taxas de infecção. De acordo com o coordenador das UTI’s Pediátrica e Neonatal, Cleiton Araújo, esses dados são usados para identificar áreas onde o hospital pode melhorar seu atendimento.
“Esse programa é a base para o monitoramento e acompanhamento do nosso processo de trabalho. Ele nos apresenta dados sobre taxa de infecções e também de mortalidade. Dessa forma, nós conseguimos acompanhar tudo com uma maior precisão, de maneira minuciosa pra que a gente consiga manter a qualidade no nosso setor. É uma grande satisfação ver que estamos conseguindo manter índices bem sucedidos”, expressou o coordenador das UTI’s.
Atualmente, o HRPT possui 19 leitos de UTI’s, sendo 9 na UTI Adulto, 5 na UTI Pediátrica e outros 5 na UTI Neonatal. É referência para quem precisa de atendimento nos nove municípios de cobertura da unidade.
Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, organização social responsável pela gestão, reconhece o trabalho dos profissionais de saúde do Hospital da Transamazônica e a importância da unidade para a região.
“Para todos nós é uma questão de honra. O mérito é de todos os profissionais que se uniram para fazer esse trabalho evoluir. Agradecemos a toda equipe que se esforçou para gerenciar esses indicadores e manter uma gestão de qualidade”, disse a diretora-executiva.
Texto de Jonas Ribeiro / Ascom HRPT