Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Estado fortalece produção da agricultura familiar com assistência para acesso a crédito

Governo assegura o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que garante acesso às políticas públicas voltadas para o segmento

Por Ivana Barreto (EMATER)
04/07/2024 12h03

Um grupo de 50 famílias do município de Igarapé -Miri, atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), receberam o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O documento possibilita acesso a outros programas sociais, e foi entregue aos agricultores familiares, pelo governador Helder Barbalho, na orla do município também entregue pelo governo do Pará, na quarta-feira (3).

As famílias beneficiadas são das Comunidades de Santa Maria do Icatú, Comunidade do Ramal da Estradinha, Comunidade do Ramal do Corê e Comunidade Camiri, todos atendidos pelo Escritório da Emater do município. 


O Cadastro Nacional é a identidade do agricultor e proporciona acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para fins de acesso ao crédito rural. Além de permitir a comercialização dos alimentos produzidos por eles por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerando mais renda às famílias. 

A agricultura, Maria dos Santos, recebeu seu CAF e agora poderá aumentar a sua produção de farinha e melhorar ainda mais a sua qualidade, por meio do crédito rural, acesso possibilitado com o cadastro de nacional.

"Estou muito feliz que agora sou reconhecida como agricultora familiar. Poderei melhorar minha produção, investir mais na minha casa de farinha, e poder conquistar outros benefícios". 

Por meio do CAF, os agricultores também podem ter acesso à habitação rural, seguro, garantia de preço mínimo, e também como comprovante para a aposentadoria rural. Além dos agricultores familiares, podem se cadastrar os Silvicultores, Extrativistas, Aquicultores, Pescadores artesanais, Povos indígenas, Comunidades remanescentes de quilombos rurais, Povos e Comunidades tradicionais, Empreendedores familiares rurais e Formas associativas de organização da agricultura familiar.