Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Itaituba, Hospital Regional do Tapajós se destaca em atendimentos neurológicos 

Unidade hospitalar realizou mais de 450 neurocirurgias em dois anos

Por Ascom (Ascom)
04/07/2024 11h28

Entre janeiro e junho de 2024, o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no sudoeste do Pará, realizou um total de 88 neurocirurgias. A quantidade reforçou o papel estratégico que o hospital desempenha na rede estadual de saúde, no atendimento de pacientes que precisam de procedimentos de alta complexidade.

Para se ter uma ideia desta importância, desde 2022 foram realizadas 456 cirurgias nessa especialidade. O diretor técnico do regional, o médico Lucas Vergani, afirmou que, através do Governo do Estado, consegue manter uma infraestrutura moderna, com equipe altamente qualificada.

“Para realizar neurocirurgias, um hospital precisa realmente de ter um aparato diferenciado. É o que acontece aqui no Regional do Tapajós”, disse Lucas. 

O diretor técnico citou com o exemplo os procedimentos de alta complexidade já realizados na unidade, como a remoção de tumores cerebrais, hérnia de disco, religamento de nervos e até o primeiro implante da região do Tapajós, de Estimulador de Nervo Vago, para controle da epilepsia. 

Wilton Pereira Rocha, um dos pacientes submetidos a uma neurocirurgia no hospital, compartilhou sua experiência. Em setembro de 2023, ele passou por um procedimento complexo e delicado, que durou cerca de cinco horas, para a remoção de um tumor na cabeça. 

“Eu e minha família temos poucos recursos. Na época, eu não tinha condições de ir para minha cidade natal no Mato Grosso para fazer essa cirurgia”, lembra o paciente. Mas, ele disse que sempre confiou nos médicos do Hospital Regional. “O tratamento foi excelente. Salvaram minha vida. Hoje vivo bem, tenho saúde e posso cuidar da minha família”, acrescentou Wilton. 

A neurocirurgiã da unidade, Ingrid Soani, destacou a importância da qualidade da neurocirurgia oferecida pelo hospital.  “A neurocirurgia não se restringe apenas a procedimentos complexos no cérebro, mas também abrange a coluna vertebral e os nervos periféricos”, explicou. 

Ingrid acrescentou que a precisão e a delicadeza exigidas em cada cirurgia são fundamentais para minimizar os riscos e maximizar os benefícios para o paciente. “A neurocirurgia é uma área da medicina que combina alta tecnologia, habilidades cirúrgicas avançadas e um profundo compromisso com o bem-estar dos pacientes”, disse a médica. 

O diretor geral, Rafael Meskau, reforçou a importância do hospital para os pacientes que vivem em Itaituba e região. “Neste mês de julho, o Hospital Regional do Tapajós completa quatro anos de funcionamento.”

"Desde 2020, a ampliação dos serviços feita pelo Governo do Estado do Pará, tem sido essencial para atender às necessidades de saúde da população da região”, afirmou o diretor.

Apenas no primeiro semestre deste ano, o hospital já realizou 2.944 procedimentos cirúrgicos. O Hospital Regional do Tapajós pertence ao governo do Pará, e tem 153 leitos de internação, UTI adulto, pediátrica e neonatal, e atende a 20 especialidades médicas.

Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT