Parque Estadual do Utinga abre durante todo o mês de julho para lazer e contato com a natureza em Belém
O local gerenciado pelo Ideflor-Bio e pela OS Pará 2000 funcionará diariamente neste período das 6h às 17h
O Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, estará aberto todos os dias do mês de julho, oferecendo aos visitantes maior oportunidade de lazer e contato direto com a natureza. Normalmente fechado às terças-feiras para manutenção, a Unidade de Conservação (UC) gerenciada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e pela Organização Social (OS) Pará 2000, funcionará diariamente neste período das 6h às 17h.
A abertura excepcional visa atender a alta demanda de visitantes que procuram o local como uma opção de lazer durante as férias escolares. Com a chegada do mês de julho, moradores da Região Metropolitana de Belém e também turistas procuram o Parque do Utinga para desfrutar de momentos de tranquilidade e recreação em meio a esse pedaço preservado do bioma amazônico.
Localizado no coração da capital paraense, o Parque Estadual do Utinga é um refúgio natural que abriga uma impressionante diversidade de espécies da fauna e flora. Com uma área de 1,3 mil hectares, a UC é um dos principais pulmões verdes de Belém e oferece uma série de atrativos para os visitantes, incluindo trilhas ecológicas, passeios de bicicleta, esportes radicais e outros dedicados à observação de aves.
O Parque também é um ponto de encontro para amantes de esportes ao ar livre. Com suas trilhas bem conservadas, é o espaço ideal para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Durante o percurso, é possível encontrar diversas espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos, além de uma vasta variedade de plantas típicas da região amazônica.
A presença de guias, condutores de trilhas e a infraestrutura já disponível, garantem uma visita segura e educativa. O local oferece atividades guiadas que explicam sobre a importância da preservação ambiental e a biodiversidade local, contribuindo para a conscientização e educação ambiental dos visitantes.
No entanto, é importante ressaltar que os visitantes são incentivados a seguir as regras da UC, como o respeito à fauna e à flora, aos limites de velocidade na ciclovia e ao descarte correto dos resíduos sólidos. A cooperação do público é vital para garantir que o local continue sendo um espaço de lazer e conservação para as futuras gerações.
Segundo o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, responsável pelo Parque Estadual do Utinga, o funcionamento diário do espaço durante o mês de julho é uma oportunidade imperdível para os amantes da natureza. “Com esta iniciativa, reafirmamos o compromisso da UC com a conservação ambiental e a promoção de atividades de lazer sustentáveis, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os seus visitantes”, frisou.
Para mais informações sobre as atividades e programação do local durante esse período, os interessados podem acessar as redes sociais do Parque Estadual do Utinga, do Ideflor-Bio ou da OS Pará 2000.