Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARRAIAL

Fundação Cultural encerra concurso de quadrilhas juninas no Centur

Público de todas as idades aproveita a programação realizada pelo governo do Estado

Por Aycha Nunes (FCP)
27/06/2024 22h53

Com a apresentação de sete grupos, oriundos da Região Metropolitana e de outros municípios, na Arena Dona Graça, a Fundação Cultural do Pará (FCP) encerrou nesta quinta-feira (27), em Belém, o XX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que integrou o Arraial de Todos os Santos.

Para a diretora de Interação Cultural da FCP, Cláudia Pinheiro, participar de mais uma edição do Arraial é “gratificante porque é um trabalho coletivo. Ele começa na DIC, mas se desdobra para absolutamente todas as diretorias da Fundação”.

“As quadrilhas vêm para mostrar e dar o melhor delas. Me emociona ver quantas horas eles passam para chegar até aqui, no deslocamento dos mais diversos municípios. Ao vestir o figurino, eles se transformam em reis, rainhas, príncipes”, acrescentou Cláudia Pinheiro.

Segundo o supervisor de Segurança do local, Alcides Barreto, durante o Concurso de Quadrilhas cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Centur (sede da Fundação Cultural), para acompanhar a programação do Arraial de Todos os Santos. 

Diversão - Entre o público estava Natália Reis, que ressaltou a importância da manifestação cultural. "Este ano, minha filha está vindo pela primeira vez, e ela está adorando tudo, por ter muita coisa nova. Todo ano a gente vem, e é uma época muito gostosa. Todas as quadrilha estão maravilhosas. Estamos nos divertindo muito", contou. 

No espaço destinado a idosos e pessoas com deficiência (PcDs), Mariuza Palheta disse que o Arraial de Todos os Santos é “maravilhoso. Todo ano o concurso está bem organizado. Principalmente aqui, no espaço direcionado para idosos, onde ficamos sentados. Este é o meu terceiro Arraial na FCP. Desta vez estou acompanhada de amigos”.

Vitória do Nascimento, 18 anos, acompanha as quadrilhas desde pequena. “Estou amando ver as quadrilhas. Está muito bonito. Já vim aqui outras vezes, desde criança. A minha quadrilha favorita já se apresentou, mas hoje vim mais para curtir com a minha mãe e minha amiga”, disse a estudante.

“Pra gente, que já participa desde 2018, é sempre emocionante e alegre estar no maior concurso de quadrilha do Estado do Pará. Vir até aqui é um desafio, porque são quase 5 horas de viagem. São 32 componentes e um marcador. O grupo Tradição Junina de Mocajuba foi fundado em 2012, e este ano a gente vem trazendo uma história das quatro estações”, contou Emerson Moreira, presidente do grupo junino.

Texto de Arthur Andrade / Ascom FCP