Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Consup aprova cursos de aperfeiçoamento das forças de segurança do Estado e município

Por André Macedo (SEGUP)
26/06/2024 18h27

Em reunião ordinária do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup) foi aprovada a realização de quatro cursos pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp). Dentre eles, a capacitação à distancia para inglês instrumental para agentes de segurança, e outra que envolverá candidatos aprovados em concurso público da Guarda Municipal de Portel. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém.

Ao todo foram aprovados: Curso de formação de Guarda Civil Municipal de Portel; Segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) PMPA; Segunda turma do Curso a Graduação de 3º Sargento (CGS) PMPA); e o Curso Básico de Língua Inglesa para COP30 modalidade EAD.

Todas capacitações reforçam o empenho do Estado em fortalecimento das esferas municipal e estadual das forças e e importantes políticas de fortalecimento para a segurança pública, destaca o secretário titular da Segup e presidente do Consup, Ualame Machado. 

“De um lado, a integração com as forças de segurança dos municípios, em que apoiamos a formação, a capacitação e a valorização dos órgãos de segurança dos municípios. Nessa aprovação do curso de capacitação para os guardas municipais de Portel que estão sendo concursado trata-se de uma guarda concursada, criada em lei regular, que vamos ofertar o treinamento pelo IESP”, disse. 

A capacitação de Língua Inglesa, que visa a realização da COP-30 em Belém, terá ênfase em situações práticas que os profissionais podem enfrentar, incluindo interações com delegações internacionais, turistas e participantes do evento. Com previsão de ocorrer entre os meses de agosto e novembro deve receber 780 alunos.

“O curso foi desenvolvido por cerca de 20 professores de inglês e que também são profissionais da segurança pública, então um curso para nosso efetivo voltado para a língua inglesa, claro, para atender o turista, mas também com linguagens policiais, linguagem com termos da segurança pública. O diferencial é esse, que os nossos policiais irão aprender como se comunicar no inglês mas também se comunicar na sua tarefa, na sua atividade, que é a segurança pública”, finalizou o secretário.