Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Jean Bitar é referência estadual no tratamento de diabetes e atende usuários com todos os tipos da doença

Atualmente, em média, 7.200 pacientes com diabetes estão em tratamento na unidade hospitalar

Por Marcelo Zeno (HJB)
26/06/2024 17h43

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, é referência estadual na realização de procedimentos gastrointestinais e no tratamento de várias doenças, entre elas, o diabetes. E neste Dia Nacional do Diabetes, 26 de junho, a unidade promove a conscientização sobre o diagnóstico e prevenção contra a doença.

A unidade é referência no tratamento clínico de diabetes tipo 1 e também no tipo 2, possuindo umas das tecnologias mais avançadas para esse tipo de tratamento, que é o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (Sici), Bomba de Insulina, um dispositivo que libera insulina análoga de ação rápida durante as 24 horas do dia, permitindo uma liberação de doses programadas e fracionadas, continuamente. Tudo isso acompanhado por um especialista.

Paciente com os sintomas da doença, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para passar por uma avaliação e eventualmente ser encaminhado, via Regulação Estadual, para hospital referenciado. Também pacientes oriundos do "Programa Obesidade Zero" que descobrem o diabetes recebem tratamento na unidade. Além disso, há encaminhamentos internos de áreas como geriatria e reumatologia, onde também há pacientes com diabetes. No HJB, são tratados todos os tipos de diabetes, inclusive os menos frequentes. Atualmente, em média, 7.200 pacientes com diabetes estão em tratamento na unidade hospitalar.

A endocrinologista do HJB, Emanuelle Costa Pantoja, destaca os serviços do HJB aos seus usuários. “Hoje a equipe multiprofissional da unidade hospitalar oferece orientações de tratamento farmacológico, que é com medicações, quanto para o tratamento não farmacológico, indicando para o paciente que tipo de alimentação que ele pode fazer. O médico endocrinologista dá as orientações, também juntamente com o nutricionista que faz o cardápio específico para esse paciente. Também o exercício físico é recomendado", indicou a especialista.

A médica informa ainda que o hospital possui medicações disponíveis pelo SUS, como: Glifage, Metformina, Glibenclamida e Insulinas. “Existem programas de convênios com a Farmácia Popular que dão medicações de nova geração, no caso da Dapagliflozina. Hoje mudou muito o tratamento de diabetes, onde temos disponíveis muito mais opções, onde o paciente pode viver com a doença de forma controlada”, concluiu.

A paciente Daina Lima, 37 anos, da cidade de Abaetetuba, tem histórico familiar e infelizmente já perdeu vários parentes para a doença. Ela possui um tipo raro, que é a Diabetes Autoimune Latente do Adulto (Lada). “Em 2019 descobri que tinha a doença, por conta de alguns sintomas que vinha sentido e inicialmente comecei a fazer o tratamento na minha cidade. Depois fui encaminhada para o Jean Bitar, onde comecei a tomar insulina para controlar minha diabetes. O atendimento é ótimo, além de obter informações sobre os meus direitos por ser portadora da doença”.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e tem gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

 Texto: Marcelo Zeno - Ascom/HJB