Polícia Civil promove ações alusivas à campanha dos 16 Dias de Ativismo
A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), iniciou uma série de atividades alusivas à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que marca uma série de ações voltadas à prevenção desse tipo de crime em todo mundo. As equipes de policiais civis participam de palestras e programações voltadas à articulação das instituições que integram a rede de proteção às mulheres no Estado.
“A campanha busca promover ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher por meio de palestras, caminhadas e ações de atendimento em parceria com os órgãos de proteção e atendimento”, explica a delegada Simone Edoron, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, da Polícia Civil. A delegada geral adjunta, Christiane Ferreira, lembra que as atividades fazem parte de um calendário oficial de eventos do Estado sancionado, em 28 de setembro deste ano, pelo governador Simão Jatene, por meio da Lei nº 8.293.
No último dia 25, foram apresentadas palestras pelas Deams em Belém e nas cidades de Castanhal, Redenção e Abaetetuba. Em Castanhal, a equipe ofereceu atendimentos diversos e deu informações sobre os procedimentos policiais relacionados à Lei Maria da Penha. Em Redenção, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), houve palestra e caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Em Abaetetuba, foi lançada a campanha "Laço Branco em Defesa dos Direitos da Mulher", em comemoração ao Dia Internacional de Proteção aos Direitos da Mulher. Também houve palestra durante o 3º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Santa Izabel do Pará, no qual a Deam esteve presente.