Polícia Civil promove capacitação para análise de dados e investigação bancária
Em Belém, a ação é realizada pela Academia de Polícia (Acadepol) e Núcleo de Inteligência Policial (NIP), com foco na atividade de polícia judiciária
Policiais civis, federais e servidores da Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT) estão participando da segunda etapa da "Capacitação de Análise de Dados Financeiros e Investigação Bancária”, promovida pela Polícia Civil do Pará, por meio da Academia de Polícia (ACADEPOL) e Núcleo de Inteligência Policial (NIP). O treinamento com foco na atividade de polícia judiciária é realizado no Telecentro, espaço multimídia da Delegacia Geral, em Belém.
O objetivo do curso é descentralizar conhecimentos e desenvolver formação de analistas de dados financeiros com habilitação na análise de demais elementos do Relatórios de Inteligência Financeira (RIF).
Segundo o delegado Alexandre Oliveira, do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, vinculado ao NIP, a análise de relatórios de inteligência financeira é fundamental para a maior qualificação das investigações realizadas por policiais civis no enfrentamento da lavagem de dinheiro, recuperação de ativos às vítimas de roubo, extorsão, estelionato, bem como em casos de corrupção, sonegação e desvio de dinheiro público.
“Por meio do ciclo de cursos vamos conseguir capacitar policiais civis e servidores de outras instituições parceiras, desenvolvendo todas as técnicas avançadas de investigação financeira de maneira descentralizada dando maior celeridade e eficiência para as investigações policiais na apuração de diversos delitos e recuperação de valores”, destacou o delegado.
Ao todo, serão 5 módulos, iniciado com análise de RIF, análise bancária, análise fiscal, análise de ativos virtuais e análise patrimonial e rastreamento de ativos, que se darão até o final do ano de 2024.