Horta desperta interesse de jovens da Escola Manoel Leite
No entra e sai de jovens das salas de aula, atividades na quadra esportiva e movimento de alunos na lanchonete, é possível encontrar estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Leite, no bairro do Tenoné, revirando a terra e regando plantas, no cuidado de uma horta que eles mesmos organizaram na escola.
A horta escolar surgiu em outubro passado, como parte do Projeto Horta e Arborização Escolar, idealizado pelo professor de Matemática Charles Almeida e tem a supervisão do professor de Biologia Nilcivan Nunes. Neste espaço de contato direto dos alunos com a natureza estão plantadas espécimes de chicória, alface, cheiro verde e outras. No local foram plantas mudas de coqueiros, açaizeiros e cupuaçuzeiros, que crescerão para enfeitar a escola e dar frutos. "A horta era uma ideia quando cheguei aqui. Eu arrumei a terra e começamos a plantar os coqueiros junto com os alunos", relata o professor Nilcivan.
Frutificar
As hortaliças já são colhidas pelos alunos e usadas como complemento na merenda escolar, já que a escola funciona em turno integral e, por isso, os estudantes passam o dia inteiro lá. Os professores de outras disciplinas utilizam a horta como atividades extraclasse. Mas o interesse dos jovens é tanto que é possível encontrar meninos e meninas de todas as turmas da escola regando as plantas e cuidando da terra durante seu tempo livre.
O material usado na horta foi obtido por meio de doações ou reaproveitamento de itens que seriam jogados no lixo, como a madeira dos canteiros e pneus, utilizados na plantação das mudas. A Secretaria de Estado de Educação doou para a horta telhas que cobriam o corredor de acesso à sede da instituição, na rodovia Augusto Montenegro. Esse material foi aproveitado no cultivo do cheiro verde nos canteiros.
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) doou 90 mudas para a horta e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) fez a doação de outras 40. “Aqui é uma escola integral e queremos fazer uma atividade que beneficie os estudantes e os ensine a fazer sua própria horta em casa, como forma de economizar e cuidar da alimentação", salienta o professor Charles Almeida. Até o final de dezembro, será implantado um projeto de plantas medicinais e floricultura na Escola Manoel Leite.
(Com a colaboração de Allan Fernandez)