Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Festa Junina e outras celebrações mudam a rotina de crianças na Fundação Santa Casa

Hospital promove regularmente eventos comemorativos ou aniversários das meninas e meninos em tratamento para tornar o ambiente mais acolhedor

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
21/06/2024 09h18

Paciente com doença renal crônica, o menino Valdyr Pereira precisa fazer hemodiálise três vezes por semana na Santa Casa. Uma rotina que muda a vida da criança, e atrapalha a realização de atividades dele. Mas essa rotina foi quebrada, na quarta-feira (19), quando a equipe do serviço de terapia renal substitutiva pediátrica promoveu uma festa junina para os pequenos pacientes, em comemoração ao aniversário de Valdyr, que completou 12 anos.

“Este é o segundo aniversário que meu filho e este ano foi maravilhoso, porque eu e o pai dele pudemos participar. Só temos a agradecer a Deus e o acolhimento dos profissionais e do hospital. Ele está muito feliz, porque é tratado bem e respeitado. Aqui é um lugar especial onde renovamos nossa saúde do corpo e da mente”, afirma a mãe de Valdyr, Doralice Silva Pereira.

Valdyr é uma das 28 crianças que fazem tratamento no serviço de terapia renal substitutiva pediátrica da Santa Casa. Cada sessão de diálise pode durar uma manhã ou tarde inteira e o tratamento pode se dar por meses ou anos, até que as crianças consigam ter acesso a um transplante renal. A terapeuta ocupacional, Clévia Dantas, destaca a importância das atividades comemorativas, como as festas juninas e os aniversários, que quebram a difícil rotina do tratamento.

“Realizamos as comemorações, seja de datas comemorativas ou aniversários das crianças para tornar esse ambiente um ambiente menos hostil, menos doloroso, e mais lúdico, remetendo as crianças e os pais à condição social normal, porque as crianças devem celebrar a vida. E as crianças em tratamento precisam dessa motivação”, ressalta a terapeuta ocupacional.