Escola Armando Corrêa orienta crianças a refletirem sobre diferenças raciais
A equipe pedagógica da escola estadual Armando Corrêa, no Conjunto Guajará, realizou uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) para que as crianças reflitam sobre as diferenças raciais e aprendam desde cedo a valorizar os seres humanos independente de cor, raça e religião. A culminância ocorreu na manhã desta segunda-feira, 30, com encenações de teatro, danças, jogral, apresentação de histórias e até uma programação de radio especial sobre a temática.
Escolhidos para apresentar a programação especial da Consciência Negra durante a oficina de rádio ministrada pelo coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ananindeua (NTE), Tony Cunha, os locutores mirins Fernanda Bandeira e Osmar César, ambos de 10 anos, entravam no ar entre um e outro áudio das entrevistas que os alunos do 4º ano gravaram com os professores sobre a temática que desenvolveram em sala de aula.
Programação - “Educação com todas as cores” foi o tema abordado entre os alunos do primeiro ano do turno da manhã, que resultou na apresentação teatral “A história do Zumbi”. Para mostrar que, embora um país multirracial, o Brasil ainda expresse ideias racistas, os alunos do segundo ano apresentaram a história “Que cor é minha?”.
Já os alunos do terceiro ano optaram pela apresentação da dança “Dandalunda”, ao trabalharem a temática “Ser humano é não ter preconceito”, que mostrou aos alunos que por muitos anos o Brasil manteve uma postura racista e desigual, simbolizado por preconceito e discriminação. Os alunos do quarto ano também optaram pela apresentação de dança como resultado da temática “A alma não tem cor” e, os do quinto ano, montaram um jogral com o tema “Atitude”, para repensar sobre as ações de desrespeito com os afrodescendentes, praticadas por boa parte da população.
Segundo a diretora da escola, Rosa Borges, a programação terá continuidade com as turmas do turno da tarde e é parte do projeto político pedagógico, com atividades trabalhadas em sala de aula envolvendo os 310 alunos matriculados nos três turnos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Localizada em uma área considerada de risco, no Conjunto Guajará, a escola também realiza um tralbalho de conscientização sobre a importância da participação da família na escola, além de fortalecer o ensino em sala de aula para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passou de 2.8, em 2012, para 4.4, em 2013. “Estamos aguardando o resultado para ver se a nossa estratégia pedagógica está dando certo”, disse a diretora.