Estudantes do município de Acará visitam o Mangal das Garças
Cem alunos do ensino médio participaram de uma visita guiada e vivenciaram momentos de lazer e educação ambiental
A manhã desta quarta-feira, 19, foi de mudança na rotina dos adolescentes da Escola Estadual Felipe Patroni, localizada no município do Acará. Cem alunos do ensino médio viajaram até a capital para participar de uma visita guiada no Mangal das Garças, onde vivenciaram momentos de lazer e educação ambiental.
Divididos em pequenos grupos, os alunos aprenderam curiosidades e o cotidiano dos animais do Parque, bem como sobre a fauna e flora da Amazônia, tudo de forma interativa. Os estudantes conheceram todos os espaços do Mangal, entre eles o borboletário e o Farol de Belém.
O professor Ivanildo Damasceno conta o porquê da escolha do Mangal como destino para a visita dos alunos. “Na visita ao Parque Mangal das Garças, o aluno é estimulado a ter mais consciência sobre o meio ambiente, sobre a fauna e a flora. Uma vez que a maioria desses estudantes é de ribeirinhos, de comunidade interiorana, essa percepção que eles adquirem aqui vai disseminar tanto em casa, quanto nas comunidades. Sempre que possível estamos trazendo alunos aqui, e a gestão do Mangal sempre nos recebeu muito bem. O conhecimento que eles recebem aqui também continua dentro de sala de aula, onde costumamos pedir que eles escrevam, em relatório, o que acharam da visita, e, assim, trabalhamos esse lado crítico de cada um sobre as questões ambientais”, revela o educador.
A aluna Fantine Guerreiro conta como foi a experiência no Mangal. “Foi uma experiência incrível. Muito bom saber que animais resgatados em situação de tráfico ou maus-tratos ganham, aqui, uma nova chance de ter uma boa vida, com alimentação e cuidados de profissionais dedicados. Também pude aprender muito sobre a história da evolução da navegação no Memorial, e no borboletário descobri diversas espécies de borboletas que eu nunca tinha visto, além de poder ver de perto toda a transformação dela, do ovo à metamorfose, muito interessante”, destaca.
O Projeto Visita Monitorada é uma realização do Governo do Pará, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças. A participação é gratuita e qualquer escola ou grupo de pessoas pode participar, sendo necessário apenas o agendamento prévio por meio do endereço eletrônico: infomangal@para2000.com.br.
Texto: Beatriz Santos - Ascom/OS Pará 2000