Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Idosos acolhidos em abrigo estadual participam de festejo junino com cortejo comandado pelo Arraial do Pavulagem

Embalados pela banda do Corpo de Bombeiros, os acolhidos relembraram as canções que marcaram época, as comidas típicas e as apresentações da quadra junina

Por Camila Santos (SEASTER)
19/06/2024 16h03

Com alegria, dança e muita motivação, os idosos acolhidos no Lar da Providência, em Belém, participaram do festejo junino conhecido como “Arraiá do Lar”. Embalados pela banda de música do Corpo de Bombeiros, os acolhidos relembraram as canções que marcaram época, as comidas típicas e as apresentações que envolvem a quadra junina.

O grupo Arraial do Pavulagem também esteve presente e comandou o cortejo nos arredores do abrigo, que finalizou com a apresentação do boi.

Juciane Melo é terapeuta ocupacional e coordena as festas do espaço. Ela comenta que a atividade resgata lembranças afetivas e traz bem estar aos idosos: “Pra gente é um momento de muita alegria, de confraternização entre os idosos para que eles relembrem os festejos que viveram na infância, na adolescência e na vida adulta. Com o cortejo nós também atraímos a vizinhança e a comunidade do entorno, depois o ‘Boi Pavulagem’ entra e faz toda a apresentação, envolvendo os idosos a participar junto com todos que estão aqui”.

Acolhimento -A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) mantém dois abrigos de idosos: o Lar da Providência e o Nosso Lar Socorro Gabriel. As unidades dispõem de uma equipe multiprofissional para realizar os diversos atendimentos nas áreas de assistência social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, odontologia, enfermaria e outros cuidados que contribuem com a efetivação de leis e serviços.

O processo de socialização proposto pela equipe inclui a realização de comemorações, passeios, idas ao cinema, shoppings, lanchonetes e demais lugares solicitados pelos idosos. Às terças-feiras, no Lar da Providência, há também aulas de dança e atividades musicais.

“Os idosos aguardam por esses momentos festivos. As unidades são locais fechados, onde o idoso fica distante do convívio da sociedade, e quando propomos momentos de descontração, passeios, festas, isso torna o dia a dia deles mais leve, melhora a saúde mental e ainda agrega qualidade de vida. É muito bom!”, é o que conclui a gerente do Lar, Silvia Sousa.

Os idosos residentes em abrigos estaduais, em sua maioria, são advindos de situação de abandono e (ou) violação de direitos, encaminhados pelo Ministério Público ou pela rede de saúde. Em casos de visita, é necessário cadastro, marcação de horário e solicitação prévia.