Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran encerra Operação Itacaiúnas com 900 notificações aplicadas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/12/2015 16h11

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) encerrou, na última segunda-feira (30), as ações de fiscalização da Operação Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste paraense, em parceria com os demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros), com o apoio de órgãos municipais, como o Demutran. O objetivo da ação foi coibir as infrações de trânsito, entre outros crimes.

Em onze dias, os agentes aplicaram 900 notificações. Foram registradas 207 infrações por embriaguez na condução de veículos, além de 44 ocorrências criminais, com motoristas detidos e encaminhados à delegacia da Polícia Civil, devido ao resultado do teste do etilômetro (bafômetro) resultar em igual ou superior a 0,34 mg/l. Houve doze prisões por desacato à autoridade de trânsito e uma por recusa em fazer o teste de embriaguez.

Foram removidos 441 veículos, a maior parte em virtude do licenciamento estar em atraso, o que corresponde à infração gravíssima, prevista no artigo 230, Inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que resulta também em multa no valor de R$ 191,54 e o registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além destas, as infrações mais recorrentes foram dirigir sem porte da CNH e a falta do uso dos equipamentos de segurança por motociclistas.

A operação contou com um efetivo de 15 agentes de trânsito, com apoio de cinco viaturas e seis motocicletas. Barreiras fixas foram montadas em diversos bairros, onde os agentes reforçaram as fiscalizações. O coordenador de Operações do Detran, Walmero Costa, ressaltou a importância das operações integradas com as instituições do Sistema de Segurança Pública do Pará.

“As ações têm como objetivo combater crimes cometidos com o uso de motocicletas, como roubos e assaltos, por exemplo, reduzir o número de acidentes de trânsito e retirar das vias veículos irregulares, pessoas não habilitadas e que nunca passaram por um centro de formação, além de motoristas que dirigem sob efeito de álcool”, disse o coordenador.