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Secom promove encontro de pequenos empreendedores com grandes marcas do meio digital

Representantes de grandes marcas como Airbnb, iFood e Mercado Livre estiveram no encontro

Por Carol Menezes (SECOM)
17/06/2024 20h52

Empreendedores e empreendedoras que frequentam as oficinas de qualificação das Usinas da Paz de Belém puderam pegar dicas com representantes de grandes plataformas e aprender mais sobre como monetizar seus pequenos negócios na internet durante a programação gratuita "Bioeconomia e Empreendedorismo Digital", promovida pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) na tarde desta segunda-feira, 17, no teatro Margarida Schivasappa, localizado no prédio da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém.

Líder de uma comunidade de anfitriões e embaixadora da AirBNB, plataforma de aluguel de hospedagens residenciais que permite que qualquer pessoa disponibilize ou reserve acomodações ao redor do mundo, Aline Marion foi a primeira palestrante da programação. 

"Tanto o pequeno empreendedor, o médio, quem tem hotel, quem tem uma pousadinha ou a pessoa dona de casa que tiver um cômodo disponível vai conseguir identificar uma forma de ganhar dinheiro com o Airbnb. Achei uma iniciativa fantástica o poder público promover um evento como esse, as plataformas estão aqui para otimizar o trabalho do empreendedor. Espero que essa iniciativa se repita outras vezes!", elogiou.

Coordenador da área de engajamento com estados e municípios do iFood, aplicativo de entrega/delivery dos mais diversos produtos, principalmente do setor alimentício, conta que atua pela empresa justamente em um setor que busca atuar na área de políticas públicas. 

"A nossa ideia é entender como que a iniciativa privada pode ser um braço de apoio para o poder público. Então no caso daqui é como que o iFood consegue, junto com o governo do Pará, influenciar e conseguir colocar mais pessoas vendendo localmente, empreendendo de uma maneira com a biodiversidade, utilizando produtos locais e aproveitando a oportunidade aqui da COP 30 para que essas pessoas empreendam e vendam muito. É incrível entender e conseguir estar de braços dados com esse governo que quer incentivar o empreendedorismo, que quer colocar as pessoas regionais, locais, para venderem e para ganharem renda", reconheceu.

Business Education Trainer da Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e outros produtos relacionados, Felipe Ventura, falou sobre como usar as ferramentas corretas para deixar um perfil comercial/profissional mais interessante e vendável.

Felipe Ventura - META"É uma honra imensa para a gente estar aqui podendo se conectar com essas pessoas e mostrar o valor que as nossas ferramentas podem trazer no sentido de acelerar os negócios, abrir oportunidades, trazer mais vendas e acelerar essas iniciativas. O paraense é um excepcional vendedor e está munido de produtos incríveis, uma cultura maravilhosa, com a bioeconomia bombando. Agente acredita profundamente nesse potencial que eles transformam em benefício, negócio, prosperidade para toda a região", avaliou.

Quem fechou a programação foi o embaixador do Mercado Livre no Brasil, André Santos. "Trazer as pequenas e médias empresas ou individuais que estejam aqui para aprender como trabalhar com tecnologia, comércio eletrônico, é muito importante para nós. Belém e o Norte do Brasil estão na mira do Mercado Livre, para cada vez mais a gente ter vendedores e gente mudando a vida através da tecnologia", estimulou.

André Santos - Mercado LivreArtesã frequentadora da UsiPaz da Terra Firme, Auta Maria da Silva, de 66 anos, tem apenas 11 meses de atuação no meio empreendedor, e justamente por isso, não pensou duas vezes em participar da programação. 

"Eu preciso aprender melhor a trabalhar com esse meio digital, a maioria das empreendedoras como eu tem dificuldade até de mexer no celular. Então, com a educação digital, eu tenho certeza que melhora muito a situação de todos. Maravilhosa essa oportunidade que o governo nos dá para que a gente possa alavancar o nosso negócio", finalizou.