Detran do Pará participa de Congresso que discute melhorias para o trânsito no Brasil
O diretor geral do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Nilton Jorge Barreto Atayde, e o coordenador do Núcleo de Segurança Orgânica da instituição, major PM Erick Miranda, participam, em Foz do Iguaçú, no Paraná, do I Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND). Atualmente, nenhum congresso de trânsito do país reúne todos os departamentos estaduais, nem oferece cursos específicos para o dia a dia de funcionários, agentes de trânsito, despachantes, fabricantes de placas e centros de formação de condutores. O Congresso da AND é inédito neste sentido e, por isso, ganhou importância diferenciada pelas autoridades da área.
As palestras abordam assuntos que têm gerado amplo debate na sociedade. Neste primeiro dia do encontro, serão discutidos os seguintes temas: Monitoramento de Veículos: potencial e perspectiva para melhorar a segurança no trânsito; Maioridade penal e os reflexos no trânsito; Álcool e Drogas: desafios para um trânsito mais seguro; DPVAT 40 anos: uma conquista para os cidadãos brasileiros; Cenário brasileiro para a desmontagem de veículos: visão do mercado de seguros e Lei dos Desmontes.
Nesta quinta-feira (3), o congresso vai debater os 18 anos do Código de Trânsito Brasileiro: desafios da maioridade; Os simuladores de direção como ferramenta pedagógica complementar ao processo de formação de condutores de categoria B; Ética e formação de condutores; O papel da sociedade na defesa da vida no trânsito; Jovem: medo, ansiedade e violência no trânsito; Placas do Mercosul; Plataforma de mobilidade urbana do Itaú; Cidades para bicicletas e para o futuro e Ensino a distância: uma proposta para o trânsito.
O evento também promove minicursos sobre a Segurança nos processos veiculares nos despachantes, Promoção da qualidade na formação de condutores no Brasil: o papel do Contran e dos Centros de Formação de Condutores, Educação emocional no trânsito e Práticas administrativas e controle nos centros de formação de condutores.
Os congressistas contam ainda com um amplo espaço para conhecer as maiores novidades e lançamentos em produtos, serviços e tecnologia de trânsito, logística e mobilidade. A ideia é que o evento funcione também como oportunidade de bons negócios e troca de experiências de sucesso. Será possível, por exemplo, testar novos simuladores de direção e conhecer os equipamentos que são exigidos como complemento na formação dos candidatos à obtenção da primeira habilitação, na categoria “B”.