Em Bragança, CIIC promove curso de noções básicas de Libras para servidores públicos de 15 municipios
Foco é qualificar as pessoas que precisam atender o público portador de surdez e facilitar a comunicação com o mesmo
Para qualificar o atendimento de pessoas surdas e melhorar a comunicação entre os usuários dos equipamentos socioassistenciais, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) inicia uma série de cursos de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores públicos, coordenadores e gestores dos Cras e Creas. Até o dia 14 de junho, Bragança será o município polo da primeira capacitação.
Cerca de 15 municípios estão representados. O curso, que iniciou no Museu da Marujada, segue realização no auditório da Semtraps, com duas turmas: uma pela manhã e outra durante a tarde.
“Estamos trazendo para os municípios este curso básico de Libras para que os servidores possam melhorar, aprimorar a comunicação com a pessoa surda. No CIIC nós temos a Central de Libras e a partir dela garantimos a ida dos nossos intérpretes até as regiões para essa capacitação intensiva”, destacou a gerente do CIIC, Silvana da Silva.
Cássia Figueiredo compõe a assessoria jurídica da Secretaria de Trabalho e Promoção Social de Bragança e participa pela primeira vez da capacitação.
“É uma experiência nova e totalmente necessária. Nós, que trabalhamos com o público usuário da assistência social, atendemos diariamente muitas pessoas surdas, outras com necessidades especiais, então é preciso estar atualizado, aprendendo a comunicar”.
Já para Wesley Farias, tradutor e intérprete de Libras que está à frente do curso, a iniciativa é uma forma de fomentar a inclusão da pessoa surda em espaços de atendimento, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade.
“A proposta do curso é qualificar os servidores públicos, aqui de forma muito significativa no município de Bragança, onde o gestores, coordenadores e colaboradores encontram a necessidade do atendimento em Libras. O foco do curso são as pessoas que precisam atender esse público e facilitar essa comunicação”, comentou.