Profissionais da assistência social concluem atendimento às famílias vítimas de enchentes no RS
A equipe composta por assistentes sociais e um profissional da área de recursos humanos, concluiu os atendimentos nesta terça-feira, 11, e já organiza retorno para a capital paraense, Belém
Cinco profissionais da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) estiveram no Rio Grande do Sul para auxiliar as ações de acolhimento às vítimas das enchentes ocorridas na região. A equipe, composta por assistentes sociais e um profissional da área de recursos humanos, concluiu os atendimentos nesta terça-feira, 11, e já organiza retorno para a capital paraense, Belém.
As atividades estiveram concentradas no município de Canoas e foram executadas desde o apoio técnico às gestões municipais, até o suporte com questões administrativas e esclarecimento de dúvidas em relação aos programas sociais e algumas legislações.
Ao longo dos 15 dias em que a equipe esteve na região, foi observada a necessidade de realizar visitas e dar suporte em abrigos provisórios. Ali, os profissionais atuaram com o cadastramento de famílias a partir da escuta e do atendimento individualizado.
Riane Reis é assistente social da Seaster e coordenou as atividades. “Nós realizamos alguns trabalhos na Ulbra (Universidade que comportou o maior abrigo provisório), onde prestamos apoio a partir do cadastro único para garantir direitos à população e orientamos sobre os benefícios do Governo Federal. Em outra frente de trabalho, visitamos outros espaços de acolhimento onde acompanhamos o processo de gestão local, como eram realizados os atendimentos e identificando as diversas fragilidades. Alguns espaços tiveram atividades estabelecidas, com mais regras, rotina, porém, outros com casos de situações mais graves, com população idosa, pessoas com deficiência, situações que exigem uma escuta minuciosa. Nosso objetivo era repassar orientações específicas, sugestões para a gestão de assistência social e dar continuidade no processo de construção", destacou.
Essa primeira atuação dos profissionais da assistência social encerrou, de forma presencial, no dia 13 de junho, mas se mantém de forma on-line, com atendimento psicológico prestado por profissionais da Seaster para trabalhadores que compõem a força-tarefa.