Sedeme promove curso de técnica de organização de ambientes no Benguí
Mais de 30 mulheres participaram da atividade realizada na Usina da Paz Pe. Bruno Sechi e que é uma parceria entre a Sedeme e a Seac
Na terça-feira (11), mais de 30 mulheres do entorno da Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no bairro do Bengui, concluíram a oficina de Organização Profissional de Ambientes: Quarto e Copa. A ação é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Articulação da Cidadania (Seac), no âmbito do programa Territórios pela Paz, do Governo do Pará. O curso visa capacitar os moradores dessa comunidade para o mercado de trabalho, promovendo o empreendedorismo e o fomento da geração de emprego e renda na comunidade.
A formação, com duração de 4 horas/aula, foi ministrada pela personal organizer Thaís Sá. Ela abordou técnicas voltadas para a praticidade e otimização de espaços, especialmente para a organização de quartos e copas em estabelecimentos que recebem hóspedes.
No conteúdo programático, Thaís Sá discutiu conceitos básicos de organização, incluindo a importância de traçar objetivos a serem alcançados, planejamento de atividades diárias, distribuição de serviços, técnicas de conservação e limpeza, maximização do espaço e identificação de itens com base em sua utilidade. Além disso, ela ressaltou a importância de manter hábitos consistentes de organização e explicou como utilizar produtos e equipamentos de limpeza, entre outras dicas.
O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, reforça a importância da parceria com a Seac para a realização de cursos de qualificação, permitindo que a população tenha acesso às melhores vagas no mercado de trabalho. A Sedeme mantém um cronograma de oficinas no âmbito dos Territórios pela Paz, visando fomentar o empreendedorismo, qualificar a mão de obra e, consequentemente, gerar emprego e renda para a comunidade.
"O curso de organização de ambientes visa preparar a comunidade para atuar na rede de hotelaria, que precisará de profissionais capacitados e com conhecimento do sistema de hospedagem para atender as expectativas do público esperado para a Conferência das Nações Unidas – COP 30, que ocorrerá na capital Belém, em novembro de 2025”, ressaltou Bengtson.
“Vejo essa capacitação como uma experiência e oportunidade empreendedora, além deCristina dos Santos crescimento pessoal e profissional, que certamente me deixará apta para novas oportunidades no mercado. É uma preparação para investir em um futuro negócio e, assim, ganhar mais dinheiro e realizar meus objetivos pessoais por meio do meu trabalho. Tenho um espaço em minha casa e estou pensando em construir algo para alugar na COP 30. Para isso, preciso me capacitar. Os cursos de culinária e este de organização de ambientes, oferecidos na Usina, irão me dar suporte para esse momento de empreender”, explicou Cristina dos Santos Rodrigues, de 52 anos, que já participou de outras oficinas na Usina da Paz do Benguí.
“Soube desse curso por meio de uma amiga. Como ela sabia do meu interesse nessa área de personal organizer, me avisou e imediatamente procurei garantir minha inscrição. Pretendo um dia morar fora do país e, por isso, estou me capacitando para estar preparada para trabalhar em uma rede de hotel. De imediato, a oficina vai me preparar para o mercado de trabalho durante a COP 30, que vai precisar de muita gente, e também vai me ajudar na minha área, que é estética. Pretendo conciliar as duas funções”, disse Mércia Gama Silva, uma das participantes do curso.