Hemopa conclui campanha de final de semana e beneficia cerca de 1,7 mil pacientes
Unidades regionais fortalecem as campanhas externas nos municípios ampliando os serviços de captação de bolsas de sangue e o voluntariado
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu campanhas internas e externas de doação de sangue, nos dias 8 e 9 de junho, na região metropolitana de Belém e em unidades regionais. O balanço aponta o total de 435 bolsas, que poderão beneficiar até 1.740 mil pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
Ao longo do fim de semana, o Hemocentro em Belém, juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole finalizaram as ações de captação com 193 bolsas coletadas.
No domingo (9), a sede em Belém promoveu a “Caminhada pela Vida Sustentável” em alusão a abertura da Campanha Junho Vermelho, e reuniu mais de 800 participantes em prol da doação voluntária de sangue.
O doador Kleber Matos estava presente na caminhada. Ele é técnico de enfermagem na instituição de ensino parceira Centro de Educação Profissional DNA em Ananindeua. O estudante reafirma a importância da doação de sangue. “Essa campanha do Hemopa é muito importante para sociedade, porque por meio dela e possível conscientizar pessoas a fazer a doação de sangue, já que cada bolsa de sangue pode estar servindo até para quatro pessoas. Então isso é essencial, porque doar sangue é doar vida”, disse.
Já o Hemocentro Regional de Santarém, com apoio da Campanha Estadual dos Bombeiros finalizou suas ações de captação coletando 54 bolsas de sangue dos 83 comparecimentos registrados. Enquanto isso, as unidades de coleta de Tucuruí e Capanema concluíram o fim de semana com 42 coletas e candidatos. A equipe do Hemopa na unidade de Redenção deslocou seus esforços para a campanha externa no município de Rio Maria e registrou 99 coletas dos 112 candidatos à doação.
O Hemocentro Regional de Marabá tambem enviou sua equipe para campanha externa, dessa vez no município de São Domingos do Araguaia onde foram coletadas 47 bolsas dos 55 voluntários que compareceram a unidade de coleta Abdias Soares.
Para doar sangue é necessário:
– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação CNH , carteira de trabalho, passaporte e alguns documentos digitais oficiais também são aceitos);
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Texto da Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Cunha