Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano orienta sobre cuidados para evitar acidentes

Junho celebra o Dia Nacional de Prevenção contra Queimaduras, data alerta sobre medidas necessárias para proteção de crianças e adultos

Por Alberto Dergan (HMUE)
06/06/2024 12h58

Única unidade de saúde pública do Norte do Brasil com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que oferta atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, alerta e orienta sobre os principais cuidados para evitar acidentes.

Somente no ano passado, a unidade, que pertence à rede de saúde do governo do Pará, e é gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), atendeu 616 pessoas, adultos e crianças, vítimas de queimaduras. De janeiro a maio deste ano, já foram 251 atendimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, pelo menos 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras no país e grande parte dos acidentes poderiam ser evitados com cuidados e orientações.

A coordenadora do CTQ, Neyllyane Ferro, reforça que acidentes com queimaduras podem agregar sequelas graves e irreversíveis, sendo o acidente por descarga elétrica um dos mais agressivos. 

“A queimadura por descarga elétrica, dependendo do nível, pode atingir gravemente vários membros e ocasionar amputação. Para esse perfil de acidente, a internação é prolongada e a possibilidade de sequelas graves é maior", ressaltou.

No Metropolitano, a maioria dos pacientes atendidos por choques elétricos é formada por pessoas do sexo masculino. Somente nos primeiros meses deste ano, 41 homens já foram atendidos no hospital.

Já entre as crianças, os líquidos escaldantes são os principais vilões que agregam acidentes e, consequentemente, atendimento no HMUE.  “As queimaduras térmicas são as causas mais frequentes de acidentes domésticos envolvendo as crianças. Este tipo de acidente pode ocorrer de maneira rápida e inesperada e, geralmente, em casa enquanto há uma rápida distração do responsável”, pontua a coordenadora do Centro.

Vivendo na pele o susto de ver a rotina mudar completamente após precisar internar para acompanhar a filha, Lavínia, de um ano e cinco meses, Edilene dos Navegantes, de Muaná, no Marajó, relembra o susto ao descobrir que a filha havia se acidentado.

“Ela estava com o pai, enquanto ele escaldava camarão em casa e a panela, que estava com um pouco de água quente, virou. Foi desesperador, uma sensação que eu não desejo para absolutamente ninguém. Me senti impotente por ver ela chorando e com dor”, disse ao destacar que a situação valeu de lição para sua vida. “Ela veio para ensinar muita coisa, inclusive, não me ocupar e dispersar da atenção nela. Eu tenho outros dois filhos mais velhos e isso nunca aconteceu. Graças a Deus, ela está melhorando e retornaremos para casa logo, logo”, finaliza.

No mesmo perfil, Jessika Queiroz, 33, veio de Barcarena, na região do Baixo-Tocantins, após o filho, Ronan, de um ano e quatro meses, virar um copo de café quente em cima do corpo. “Foi tudo muito rápido. O irmão dele deixou o copo em cima da mesa e ele, que é bastante curioso, viu e, enquanto o irmão saiu, foi lá e puxou. Caiu em cima dele. Na hora, ele já começou a gritar e eu corri. Quando vi, foi uma situação horrorosa. Fomos para uma UPA e depois para o Metropolitano. Cada dia é uma vitória”, conta.

O CTQ – Com 20 leitos, sendo 18 enfermarias e dois de Tratamento Intensivo, o Centro conta com equipe especializada, incluindo cirurgiões plásticos e outras especialidades, para oferecer assistência, gratuita, a quem precisa.

Como evitar queimaduras por descarga elétrica e líquidos escaldantes:

- Não faça manutenções no quadro de força por conta própria. Consulte sempre um eletricista;
- Nunca tente mexer na fiação elétrica de casas ou ruas. Queimaduras em fios de alta tensão são gravíssimos, podem levar até mesmo a amputação de membros;
- Se necessário fazer qualquer reparo na fiação da casa, certifique-se de que o registro está desligado;
- Não ligue vários equipamentos em uma tomada ao mesmo tempo;
- O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é indispensável para profissionais que atuam na manutenção de redes elétricas.
- Enquanto cozinha, dê preferência às bocas de trás do fogão e coloque os cabos das panelas também para trás;
- Se possível, evite o uso de toalhas de mesa enquanto as crianças transitam pela casa. Isso porque, elas podem puxar a ponta do tecido e ocasionar um acidente;
- Ao colocar líquido quente nas mesas, coloque no centro para dificultar que as crianças puxem;
- Não deixe crianças sozinhas na cozinha.

Em caso de acidente, acione Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).