Hospital Geral de Tailândia (HGT) celebra Dia Mundial do Meio Ambiente
Programação do hospital envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes
Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores, usuários e acompanhantes do Hospital Geral de Tailândia (HGT), participaram do encerramento da Semana do Meio Ambiente, realizada desde o dia 1º deste mês de junho. O ponto alto da programação aconteceu com o Dia do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), com a promoção de atividades lúdicas, distribuição de mudas de ipê e nim, acompanhadas de orientações personalizadas sobre cuidados com o meio ambiente.
Outros conteúdos educativos também foram entregues aos participantes, proporcionando informações importantes sobre as boas práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. O evento foi realizado pela Comissão de Sustentabilidade, que organizou um espaço na área urbanizada dentro da área da unidade hospitalar para acolher os participantes para incentivar práticas sustentáveis e a conscientização ambiental.
A presidente da sustentabilidade e enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Campiolo, comentou sobre as iniciativas ambientais promovidas. A profissional destaca a importância dessas práticas para a conscientização e o envolvimento de toda a comunidade hospitalar.
“Nossas iniciativas visam integrar práticas sustentáveis, por meio de ações educativas, incentivamos o engajamento de todos na adoção de comportamentos ecologicamente responsáveis, com a disseminação de uma cultura de sustentabilidade que se expande além de nossas instalações, beneficiando o meio ambiente como um todo”, finalizou.
Jessica Rodrigues esteve com a filha Helena e elogiou a programação A usuária Jessica Rodrigues, 25 anos, elogiou a iniciativa da gestão do hospital em oferecer momentos de descontração e de educação aos públicos da unidade hospitalar. “O espaço ficou muito bonito e bem alusivo ao meio ambiente, mostrando as ações do hospital. Vou levar essa muda de ipê para casa e plantar em homenagem à vida da minha pequena Helena, que nasceu ontem aqui no HGT, saudável e forte. Só gratidão”, comentou a jovem, que está internada no HGT, após realizar um parto normal.
Ações sustentáveis - Além da ação realizada, a unidade também ressaltou outras as ações como a reutilização do óleo de cozinha utilizado na unidade hospitalar. Em vez de descartar esse resíduo de maneira inadequada, a unidade está convertendo o óleo usado em sabão sustentável.
O hospital também instalou pontos de descarte para pilhas, baterias e medicamentos vencidos, disponíveis para usuários e funcionários, visando evitar que esses resíduos perigosos sejam descartados no lixo comum, prevenindo a contaminação do solo e da água.
Outro destaque é a segregação adequada dos resíduos gerados. Por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS), sistema de separação de lixo, onde diferentes tipos de resíduos são segregados corretamente para reciclagem e descarte adequado, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros, e também promove a reciclagem e a reutilização desses materiais.
Premiação - Em 2023, o HGT conquistou reconhecimento nacional com o primeiro lugar no prêmio “Guardião Azul”, por meio de um jogo denominado “Corrida Sustentável”, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que gerencia dezenas de hospitais no Brasil, entre eles, no Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Além disso, a unidade hospitalar possui outras certificações, como o Certificado Amigo do Meio Ambiente, concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.
Além das práticas de sustentabilidade, o HGT tem sido criativo na reutilização de diferentes materiais. Baldes de tintas foram transformados em composteiras, galões passaram a ser utilizados como vasos de plantas na horta e como porta-materiais no setor de Manutenção. Pneus antigos foram reaproveitados como vasos no jardim e na horta, contribuindo para a estética e a funcionalidade dos espaços verdes da unidade.
A unidade dispõe ainda de ambientes arborizados para os pacientes internados, proporcionando espaços para passeios ao ar livre e contato direto com a natureza. “A presença de uma horta, onde os pacientes podem se envolver ativamente no cultivo de plantas, faz parte das nossas terapias oferecidas, promovendo bem-estar físico e mental”, explicou a fisioterapeuta Elynara Lira.
Paciente Laudicéia Nascimento: "Fui internada e ou bem tratada por todos, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas", disse ela. Laudicéia Nascimento, 48 anos, está internada na Clínica Cirúrgica do HGT desde a última quinta-feira (29), todos os dias, ela é levada pela equipe de fisioterapia para os espaços arborizados da unidade hospitalar. A paciente elogiou o HGT pelos espaços verdes e destacou o atendimento que vem recebendo durante sua internação.
“Desde que fui internada, estou sendo bem tratada por todos, pelos médicos, enfermeiros e principalmente pela equipe de fisioterapia. Vou para jardim fazer exercícios e oroveitar bastante o espaço verde e agradável. É muito bom sair do leito; às vezes, quando escuto o vento e os pássaros cantando lá no jardim, chego a pensar que estou em casa”, concluiu a paciente.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.