Seduc diversifica formações em mídias digitais para melhorar ensino nas escolas
A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está trabalhando na diversificação de cursos de formação no uso da tecnologia educacional que são ofertados nos 700 laboratórios de informática das escolas estaduais, por meio dos doze núcleos de tecnologias educacionais (NTEs).
Além dos cursos básicos da plataforma Proinfo, do Ministério da Educação (MEC), que orientam o professor lotado na sala de informática a trabalhar com as mídias digitais na escola, novos cursos são ofertados para a comunidade escolar, atendendo também a professores de outras disciplinas, técnicos, gestores e alunos do Ensino Médio.
Em Ananindeua, o coordenador do NTE, Tony Costa, resolveu trabalhar as diferentes mídias em linhas de ação. No projeto “Pororoca Sonora”, as formações de rádio são variadas e vão desde oficinas com informações básicas sobre como manusear o rádio, a rádio web e edição de áudio. “As abordagens são diferenciadas de acordo com o público e orientam de forma pedagógica como o professor pode usar as mídias para melhorar a sua aula ou ensinando os alunos a utilizarem os instrumentos para melhorarem os estudos”, disse.
Poética Digital - Já no projeto “Poética Digital”, o formador trabalha com oficinas de vídeos e fotografia, orientando desde o básico da produção, edição e publicação do vídeo e da imagem na web. Uma das vertentes do projeto foi aplicada pelo formador do NTE/Ananindeua, Marco Aurélio, aos alunos do Ensino Médio da Estadual de Professor Antônio Gondim Lins, localizada n Conjunto Cidade Nova 5, em Ananindeua.
Durante a oficina, os estudantes aprenderam a manipular poemas nas imagens que podem ser compartilhadas no Facebook. As ferramentas usadas foram as de edição que podem ser baixadas gratuitamente na internet, como o Gimp, um editor de imagens do Linux, e o Impress, ferramenta que permite criar apresentações multimídia.
Para os estudantes Talison de Araújo, de 18 anos, e Bernardo dos Santos, 16, a experiência foi considerada interessante ao ponto de os jovens já pensarem em ganhar uns trocados com a internet. “Quero treinar mais um pouco e fazer outros cursos para me profissionalizar”, disse Bernardo, que faz o 1º ano do Ensino Médio.
Belém - As professoras Lucélia Soares e Lúcia Sobreira aproveitaram todas as formações oferecidas pelo NTE de Belém para trabalhar projetos diferenciados com alunos e professores que utilizam a sala de informática da escola estadual Dom Pedro II, localizada no bairro do Marco.
A partir desta experiência, elas conseguiram montar projetos que garantiram recursos para a compra de equipamentos, cadeiras, além de fazer uma revitalização no espaço, hoje preparada para atender a comunidade escolar. “São formações que serviram para aperfeiçoar a minha metodologia e o meu objetivo é elevar o Ideb por meio das práticas que aprendemos e repassamos aos professores e alunos”, disse Lucélia Soares.
Em 2014, a professora Lucélia Soares desenvolveu com o turno da manhã o projeto “O uso das tecnologias de informação e comunicação nos Sistemas de Avaliação do Brasil”, que incentivou alunos do 3º ano do Ensino Médio a utilizaram os recursos da plataforma Geekie Games para estudaram para o vestibular e o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Dos 40 alunos matriculados no curso, 24 conseguiram aprovação no vestibular em 2015.
Outro projeto que ganhou visibilidade na escola foi “História em Quadrinhos Digitais - Atitudes de ética para uma transformação social”, desenvolvido no turno da tarde pela professora Lúcia Sobreira. Apresentado em um congresso internacional em setembro de 2014, o projeto estimulava a produção textual e o raciocínio lógico com tabelas e gráficos, por meio de uma plataforma digital que ensina os alunos a fazerem histórias em quadrinhos a partir das problemáticas da cidade em que vivem.
Segundo o responsável pela CTAE, professor Jorge Andrade, “todas as formações na área de Tecnologias Educacionais são realizadas por profissionais capacitados para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação e uso das novas tecnologias, em atividades didático-pedagógicas, com o objetivo de elevar o IDEB do estado”.
Em 2015, o CTAE, por meio dos NTEs, ofertou 39 cursos e oficinas, entre eles, os cursos de Introdução à Educação Digital, Elaboração de Projetos, Redes de Aprendizagem e Aprendendo e Ensinando com as TICs. As capacitações dos NTEs já atingiram já formaram 4.428 pessoas, entre alunos, professores e técnicos que atuam nas salas de aula ou nos laboratórios de informática das escolas estaduais.