Materno Infantil de Barcarena é referência em cirurgias pediátricas e ginecológicas na Região do Baixo Tocantins
Unidade atende mais de 50 tipos de procedimentos cirúrgicos para mulher e bebê
A trabalhadora rural Sandra Cilene Pereira, de 46 anos, precisou fazer um procedimento cirúrgico e foi encontrada no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na região do Baixo-Tocantins, segurança, assistência humanizada e eficiência no atendimento. “Sou do município vizinho, de Abaetetuba. Internei no dia 23 de maio, e fui muito bem recepcionada por todos. A equipe de enfermagem é nota 10. Todos muito atenciosos”, disse. Sandra já se recupera em casa.
Quem também teve uma experiência positiva na unidade, foi a lavradora Maria Rosa Moreira de Lisboa. Ela precisou fazer uma cirurgia ginecológica no HMIB. A moradora de Mocajuba não poupou elogios ao hospital. “O atendimento dos profissionais da recepção e da internação é de ótima qualidade. Eles têm uma enorme empatia e atenção com os pacientes. Além disso, são rigorosos com a higiene. Estão de parabéns!”, comemorou.
Referência no atendimento materno-infantil, a unidade também se destaca pela pluralidade de procedimentos cirúrgicos pediátricos e ginecológicos. Somando as duas especialidades, são mais de 50 tipos de cirurgias realizadas no HMIB. O hospital também é especialista em atender a partos de alto risco para os 11 municípios do Baixo Tocantins – Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará – e atua desde o pré-natal da mãe até o tratamento do recém-nascido.
Atendimentos - Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, a unidade já registrou mais de 300 cirurgias. “Esse número é apenas dos procedimentos ginecológicos e pediátricos que realizamos aqui, sem falar nos partos normais. Hoje, apenas voltado às crianças, temos mais de 33 tipos de procedimentos, como os de hérnia inguinal, postectomia, plástica de bolsa escrotal e cirurgias múltiplas, por exemplo”, observou Kérina Quaresma, gerente assistencial do HMIB.
Em relação às cirurgias ginecológicas, Kérina lembra que há mais de 19 tipos, como as histerectomias, curetagem, cirurgias para a retirada de miomas, laparotomia e de correção de incontinência urinária.
Perfil -A unidade é porta-aberta para os perfis de pacientes materno-infantis, como gestantes, puérperas e recém-nascidos com até 28 dias de vida. A equipe realiza constantemente atualizações e implementações de protocolos que visam trazer uma segurança à assistência prestada ao paciente e aos colaboradores. Além disso, o HMIB conta com o pré-natal de alto e médio riscos, com consultas com o profissional médico obstetra, ultrassonografia e exames laboratoriais.
“Procuramos levar ao nosso usuário, um atendimento assertivo, seguro e, sobretudo, humanizado. No HMIB, os pacientes que fazem as cirurgias eletivas, são encaminhadas à atenção básica. Mas, também, atendemos urgência e emergência materno-infantil. Uma das nossas características, é fazer com que a mulher, durante o seu parto, seja protagonista, e por isso, possibilitamos diversas técnicas para trazer as crianças ao mundo com métodos não farmacológicos, como uso de bola, barra e até de banheiras”, destacou o diretor executivo da unidade, Alexandre Reis.
Serviço – Com um atendimento humanizado, o HMIB realiza um atendimento de excelência a mulheres gestantes e bebês recém-nascidos. A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e está localizada na cidade de Barcarena, a 114 km de distância da capital Belém.
Texto: Ascom/HMIB