Profissionais do Materno-Infantil de Barcarena orientam sobre a doação de leite humano segura
Unidade é referência no Baixo-Tocantins em ações de doação de leite
O Ministério da Saúde assegura que toda a mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para isso, ela precisa estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na sua produção. Referência do Governo do Estado do Pará nos cuidados da mãe e do bebê, localizado na região do Baixo-Tocantins, os profissionais do Hospital Materno-Infantil de Barcarena - Dra. Anna Turan (HMIB) orientam sobre os cuidados que devem ser tomados na hora da doação de leite humano.
A higiene deve ser o primeiro passo a ser tomado. A técnica de enfermagem do HMIB, Bruna Viana, recomenda o uso de máscaras e toucas na hora da retirada. A lavagem das mãos com água e sabão, além da aplicação de álcool, também é indispensável. A profissional reforça necessário a lavagem do seio antes da retirada de leite, usando apenas água para tirar o excesso do alimento. Bruna recorda que o quarto passo é utilizar um frasco de vidro para o armazenamento. No caso do Hospital Materno Infantil de Barcarena, esses recipientes são fornecidos pela própria unidade às usuárias, devidamente esterilizados.
"O quinto passo é fazer a identificação correta do recipiente. Colocar o nome da mãe e a data da ordenha", disse a técnica. Após a identificação do frasco e do produto dentro, é necessário a vedação e colocá-lo no congelador.
"Na próxima retirada de leite materno, a mulher precisa esterilizar um copo de vidro de sua casa para coletar seu leite dentro dele, pois o leite anterior, já deve estar congelado e não pode mais descongelar", argumentou Bruna.
Com o alimento no copo de vidro, o novo leite pode ser adicionado ao recipiente que está na refrigeração até completar o vidro.
Importância
A doação de leite é mais que um ato de generosidade, é um compartilhamento de saúde. Os bancos de leite humano têm entre seus objetivos a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mulheres-mães no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança.
"Ele é rico em nutrientes e vitaminas específicas para a saúde de bebês recém-nascidos, o leite materno é um aliado à saúde e o afeto, sobretudo, aos prematuros que necessitam de atenção redobrada com a alimentação para o ganho de peso", frisou a nutricionista do HMIB, Thamires Magno.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, um litro do alimento doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Logo, não há uma quantidade mínima para doação.
Referência
O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
"O HMIB realiza por ano, diversas ações para manter os estoques abastecidos. Para realizar a busca do leite coletado nas casas das mães doadoras, a unidade conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, através do Projeto Social Bombeiros da Vida. Semanalmente, os militares fazem o recolhimento do leite materno e encaminham à unidade, para a utilização, assim como os potes para o armazenamento", detalhou Alexandre Reis, diretor-executivo do HMIB.
Os interessados em doar precisam procurar a recepção da unidade, na Rua José Pinheiro Rodrigues, nº 258, no município de Barcarena, ou entrar em contato pelo telefone (91) 3753-3329.